quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Brasil...


Volta ao trabaho dos grevistas dos Correios
O Tribunal Superior do Trabalho determinou o fim da greve dos Correios. Todos os funcionários vão ter que voltar ao trabalho hoje, nessa quinta-feira (13).
Em todo o Brasil, 185 milhões de cartas e encomendas não foram entregues, foram 28 dias parados, é muita coisa. Muitos vão ter que dar plantão durante o feriado, mas isso se os trabalhadores cumprirem a determinação da Justiça. Se eles não voltarem ao trabalho, o sindicato vai receber uma multa diária de R$ 50 mil.
Algumas agências dos correios vão funcionar em esquema de mutirão nesta quarta-feira (12), em pleno feriado. Mas só a partir de quinta todos os funcionários estarão de volta.
O Tribunal Superior do Trabalho decidiu que a greve não foi abusiva, mas determinou desconto salarial de 7 dos 28 dias de paralisação: “Pesou a circunstância de que a própria empresa concordara em não efetivar os descontos relativos a um quarto dos dias de paralisação”, afirma o presidente TST João Oreste Dalazen.
Os funcionários terão que trabalhar nos fins de semana para repor 21 dias parados. Eles vão receber um aumento de R$ 80 e terão reajuste de 6,87% retroativo à 1º de agosto.
O comando da greve reconheceu que teria sido melhor aceitar o acordo proposto na semana passada pelo Tribunal, já que a decisão de agora não trouxe vantagens para a categoria: “Ficou de recado para os trabalhadores é que melhor é negociar do que apostar no Tribunal”, ressalta o Secretário Federal Nacional dos Trabalhadores dos Correios, José Rivaldo da Silva.
A greve deixou muita correspondência encalhada: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pará são os estados com maior número de cartas e encomendas paradas. No total, 185 milhões não foram entregues: “Há estados com um quadro mais crítico, Pará é um exemplo. Mas as grandes metrópoles têm problemas mais sérios”, destaca o vice-presidente jurídico dos Correios, Jeferson Guedes.
A reposição dos dias parados começa no próximo fim de semana. E a estimativa da empresa é regularizar as entregas em todo o país no prazo de sete a dez dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!