quinta-feira, 31 de maio de 2012

Adélia Arão

Atualizando,
acabei de ficar sabendo que a nossa candidata de São Raimundo Nonato, ficou em segundo lugar no Miss Piauí 2012. Valeu, mesmo, Adélia!!! Parabéns, pela conquista!!!

Próximas postagens

Estou reestruturando a turma da blogagem e vou divulgar apenas a programação mais próxima por enquanto. Depois divulgo a programação do restante do mês.
Amanhã, dia 01/06/12: Rinna (6P)
Sábado, dia 02/06/12: Thaise (a confirmar) (6P)
Domingo, dia 03/06/12: RegiMexicana (7P)
Segunda, dia 04/06/12: Rainanda (9P)

Festa Hoje

Galera,
quero convidar todos para um encontro hoje a noite, a partir das 22 horas. Quem estiver em Picos me dá um toque ou nos comments ou por torpedo ou por email ou via cell, mesmo! Estou juntando um grupo para juntos, bebermos, cantarmos e tocarmos, curtindo um violãozinho e a velha e boa MPB.

Noticia sobre a greve 2...

Pessoas,
hoje pela manhã, ao chegar no Pátio do Campus, tomei um susto! Vi, um grupo de ex-alunos meus, da Enfermagem e daqui de casa, da Nutrição também, com vários cartazes e distribuindo uma nota entre os presentes que postulava entre uma postura maliciosa e uma postura de ressalva ao movimento docente, ora, em vigor.
Durante um tempo, fiquei observando e fazendo a minha leitura das reinvidicações, dos medos, dos anseios e dos comportamentos dos nossos alunos.
Pelo que pude entender, os alunos não se posicionam contra a greve até o momento em que a greve não os prejudique. Fiquei e me senti muito a vontade para falar pois todos ou quase todos, foram meus alunos e me conhecem, assim como os conheço e por diversas vezes conversei e converso com todos dentro e fora da sala.
Não creio que houve a intenção de confrontar o movimento dos docentes por parte dos alunos e sim, a intenção de externar as suas preocupações, porém, dada a inexperiência do grupo, acredito que a manifestação, não ficou muito clara e talvez, as colocações, não tenham sido bem feitas. A verdade, é que alguns professores, se sentiram desconfortáveis com algumas colocações feitas e postas em cartazes pela turma.
Ao sacar, entender e compreender o movimento que se dava, pedi a palavra e coloquei para a plenária a minha crença no grupo de alunos e na possibilidade da reinvidicação ter sido mal orientada ou mal dirigida. É bom que fique claro que o movimento docente, é um movimento nacional e a luta é por vários aspectos, inclusive o de melhorias nas condições de trabalho, o que afeta, diretamente a comunidade estudantil.
Não é confrontando o movimento local que, vamos impedir, a realidade que no momento está posta, de mobilização nacional e crescente por uma luta antiga do movimento docente.
Na minha humilde opinião, coloquei toda resistência, na conta da inexperiência dos alunos, no trato com essa situação nova e delicada.
Se a última greve que as Federais enfrentou foi em 2004 (quando eu era prof. substituto do curso de Ciência da Computação na UFBA), isso quer dizer que muitos (na verdade, todos) alunos, estão enfrentando essa situação pela primeira vez na sua breve vida estudantil. Como boa parte dos professores deste campus também são novos, boa parte deles, també, enfrentam essa situação pela primeira vez (inclusive eu, como efetivo, uma vez que venho da iniciativa privada).
E quando enfrentamos o novo, sempre temos, nossos medos e receios, isso é uma verdade!
Mas, a vida, companheiros, nos reserva, sempre, algumas surpresas. Na década de 90, enquanto aluno, nunca me liguei na greve dos professores e cheguei a perder um semestre por conta da greve de 94 que durou seis meses. Mas, hoje, como docente, vejo que se aquele movimento lá atrás, tivesse saído vitorioso, minhas condições profissionais hoje, estariam melhores e estando melhores para mim, com certeza, estariam também, para meus alunos.
Não vou me alongar mais nesse discurso, mas deixo uma reflexão para todos: vamos tentar ver esse movimento como um movimento que reinvidica não só o aumento de salários dos docentes (o que por si só, é justissímo), mas também a reestruturação do plano de cargos e melhoria nas condições de trabalho.
É preciso deixar claro que nenhum professor está contra aluno algum e olha que eu sou testemunha da preocupação que muitos professores tem com seus alunos e seus trabalhos.
Os alunos podem aderir ou não à greve, mas qualquer que seja a postura frente ao movimento, é melhor, refletir, pensar e deliberar sobre as ações, de forma a contribuir e engrandecer o movimento e voltando todo seu potencial para o segmento governante que tem o poder de negociar e fornecer as condições para que juntos, professores, funcionários e alunos, possam construir cada vez mais, uma Universidade melhor.

By @mistersampa.

Olá!

Oi gente... hoje seria meu dia de postar, arrumei um tempinho aqui pra dizer que infelizmente não vai dá pra ficar com vocês hoje. Então quem puder e quiser me substituir hoje, estou deixando a disposição. Brigada e Mil Desculpas!
Beijos :**
Thaise Freitas

Noticias sobre a greve...

E hoje, a partir das 9 horas da manhã, no pátio do Campus do Junco, ocorre mais uma assembléia dos docentes da UFPI - Picos. O comando de greve local convida todos os alunos para participarem também deste fórum.

Não percam! Daqui a pouco!

Novidade boa!

Ontem à noite, fui convidado pelo pessoal de História para dirigir e participar da comissão julgadora da parte musical do Festival Cultural que será promovido pelo C.A. de História e por alguns professores do curso, no segundo semestre deste ano.

Apertem os cintos, a net caiu!

Audiência,
peço desculpas por ter sumido sem mais nem menos, mas ontem por volta das 19h, simplesmente a internet do Campus, resolveu dar uma de balão e saiu fora. Então não tive como continuar trabalhando e postar mais...
Agora, estou de volta e hoje com a companhia da senhorita Thaise. Espero que ela apareça e nos brinde com seus posts para movimentar o dia no nosso blog.
Chegando para um longo, dia, eu, @mistersampa.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Ficando por aqui

Bom pessoal vou ficando por aqui e não se esqueçam sexta feira estou de volta...

Beijos


Rinna Almondes

E chegou o grande dia!!

Gente, é hoje o Miss Piauí 2012, com transmissão ao vivo pela TV Cidade Verde!
E já não é novidade pre quem estou torcendo, sim ela mesmo Adélia Arão...
                                                                 Não percam e torçam!!

TPM


Óleo de coco


O óleo de coco está na moda por um simples motivo: ele ajuda a emagrecer!  Em uma pesquisa realizada na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, o óleo de coco foi adicionado às refeições dos participantes. Eles não só apresentaram uma perda significativa de peso, como perderam sete vezes mais a gordura da barriga do que os outros!
Segundo a nutricionista Daniela Jobst, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, a gordura contida no óleo de coco retarda o esvaziamento gástrico, aumentando a saciedade e diminuindo a fome. "Ele é fonte de TCM (triglicerídeos de cadeia média), uma gordura de fácil absorção que produz energia rapidamente. Por isso não chega a ficar estocada no organismo", explica a especialista.

E os benefícios não param por aí. O óleo de coco é termogênico (acelera a queima de gordura) e é um poderoso antioxidante. "O sobrepeso também é um acúmulo de radicais livres pelo organismo", diz Daniela.
De acordo com Flavia Morais, nutricionista da rede Mundo Verde (SP), o óleo de coco é também rico em ácido láurico, um tipo de gordura de ação antibacteriana, antifúngica, antiviral e antiprotozoária.
Gostaram da ideia? Então a sugestão é simples! Utilize o óleo de coco para cozinhar, como substituto das gorduras convencionais, ou tome duas colheres de sopa em jejum. O sabor dele é agradável, por isso, pode usar para passar no pão, temperar saladas, etc.




Rinna Almondes

Sobre a festa!

A minha coleguinha Mayana do sétimo semestre, ontem, me perguntou para que a festa? Bem, se estivessémos na Bahia, ela mereceria uma homenagem por esta pergunta. kkkkk. Como eu sou baiano e sou o comandante da nave NUTRICIAS como diria Pedro Bial, a Mayana será uma das pessoas homenageadas na nossa festa dos cem mil acessos.
Para se fazer uma festa, basta um grupo de amigos (ainda que pequeno) e muita animação, o resto é o resto!
E por falar nisso, precisamos fazer uma festa para a greve. Logo, temos de hoje até quarta que vem (dia 06/06/12) para organizar essa festa. Quem tá dentro?


By @mistersampa.

Festa à vista!

Não, ainda não é a festa do cem mil acessos. Até mesmo porque ainda nem completamos 40 mil acessos. Mas trata-se de outra festa. Antes de falar nesta festa anunciada, queria propor uma reflexão. Estive pensando e acho que essa festa dos cem mil acessos tem que ser uma festa diferente, não? Não sei e nem tenho, agora, uma ideia de como, mas penso que se for para fazer uma festa como outra qualquer, não precisamos esperar tanto. O que acham?
Como poderiamos fazer uma festa diferente?
No andar desta carruagem, esta festa deve acontecer em abril do ano que vem (04/2013). Portanto, temos que pensar e já ir pensando no que fazer. Alguém aí tem uma ou várias boas idéias?

Pronuncie-se!!! Comments aberto!

By @mistersampa.

Nova leitura

Gente, a dica e das boas, para uma leitura nesse intervalo de greve é o último livro do Fernando Morais chamado "Os últimos soldados da Guerra Fria". Comecei a ler esta semana, já estou na´página 158 e estou adorando. O Fernando escreve muito bem. É dele o livro sobre "Olga Benário" e também sobre Paulo Coelho, "O Mago". Aliás, um dos melhores livros que já li, é do Fernando Morais e chama-se "Chatô". Vale muito a pena para quem quer conhecer a história desse nosso Brasil.

Assim que terminar a minha leitura faço um post resenhando o livro.

By @mistersampa.

Trecho da entrevista

Um pequeno trecho da entrevista com @mistersampa:

"... é, porque, blog, é isso mesmo, uma caixinha de surpresas e eu estou chegando para somar e contribuir para que essa moçada bonita que faz parte da nossa torcida possa comemorar esse título aqui para o nosso Piauí. Tou na minha melhor forma, venho treinando pesado ultimamente e estou pronto para cumprir as ordens do professor e trabalhar, dando meu sangue, para que esse caneco possa ficar com a gente...'
"...um dia a gente bloga "sozim", outro bloga com os "parceiro" para elevar o nível do nosso blog e trazer uns "bicho" aí pra nossa terra sofrida e ardida, essa Picos bonita! Tenho consciência que fiz um bom trabalho e agora só quero dar alegria para essa torcida enorme..."

By @mistersampa.

Chegando junto!

Boa tarde, a todos!
A partir de agora, passo a postar junto a Dona Almondes. Isso aqui no NUTRICIAS, não é novidade pois em vários momentos duas, três, quatro, cinco e até oito pessoas já dividiram um dia de blogagem (Isso aconteceu no dia 31/12/11, no último dia do ano!). Portanto, "tamo" na fita e na área!
A partir de segunda, vamos começar uma nova turma de blogagem e espero que todos tenhamos folêgo para alimentar nosso blog durante esta greve que parece que não vai ser breve! Esperemos, pois!
Um blog não pode parar. O NUTRICIAS então, aí é que não pode parar, mesmo.

Fiquem conosco pois @mistersampa já tá na área na coligação com a Rinna.

By @mistersampa.

Boa noticia!!

Bom gente, hoje será postagens dupla, não entenderam? Pois bem vou explicar, hoje estarei no comando, mas terá a participação mais que especial do nosso prof. Algeir Sampaio...
Enão, só resta pra vocês aproveitarem o dia..
Ah e a melhor parte, ganhei outro dia no nutricias...
Será só alegria!!!



                                                                          APROVEITEM!!

A cidade de Picos lança filme

Com duração de 95 minutos e legendado em português, foi lançado nesta semana em Picos, o filme “Intolerância e Paixão”, do produtor e autor Douglas Nunes. Tendo como cenário principal o município de Picos e o elenco em sua maioria formado por picoenses, o longa metragem conta a história de um fato verídico que aconteceu em 1981.
“A história deste filme eu já havia contado em um livro que escrevi, intitulado “O mais longo de meus dias”, porém, sempre tive a vontade de transformar esta história em um filme. Agora, com o apoio de tantos amigos e familiares, concretizo este sonho que não é só meu, mais também de todo elenco”, destacou Douglas Nunes.

Sinopse:
O filme conta a história de Daniel (Celles Nunes) que ao deixar o exército (3º BEConstrução de Picos) volta à sua rotina adquirindo um bar na cidade. Conhece Liceana (Michele Monteiro); Seus irmãos, Adriano e (Juscelino de Moura) e Feliciano (IkaroKilson) junto com o capanga Raimundo (Francosta) não desejam o relacionamento e passam a persegui-lo. Desenrola-se aí uma caçada pela cidade, pelas ruas e praças e avenidas de Picos. Até mesmo entre os feirantes e pela igreja matriz de Picos, onde o nosso personagem se vê obrigado a ocultar-se. No envolvimento do Delegado Adonias (Jesualdo Alves), culmina numa manifestação surpreendente quando Geraldina (Francelina Macedo) revela a Daniel os motivos exatos da intolerância dos irmãos de Liceana. Daniel tem que tomar uma atitude para continuar com a sua amada Liceana e o inesperado acontece deixando o público apaixonado pelos dois jovens.

                                            DouglasNunes com a atriz principal Miclele Monteiro

Consulta Pública

Prezadas Rinna e Thaise,
venho através deste post consultar-lhes para saber se posso efetuar uma mudança nos seus dias de blogagem? Como vou estar em Simplicio Mendes, nesta sexta e neste sábado, gostaria de dividir as postagens hoje com a Rinna e amanhã com a Thaise e na sexta, a Rinna ficaria com o dia todo para ela e no sábado a Thaise ficaria com o dia todo para ela.
Posso contar com vcs?!

By @mistersampa.

PS: Respondam este post.

Imaginem isso!!!


Um grande supermercado da Coréia do Sul abre a primeira loja virtual do mundo, voltada para usuários de smartphones. Apenas as imagens dos produtos estão nas prateleiras e para comprar basta registrar o código de barras pelo celular.


Quando eu penso que ja inventaram de tudo, me deparo com essas notícias, mas é a tal da tecnologia que está mandando no pedaço, fazer o que? Mas eu ainda prefiro ver e pegar no produto antes de comprar, pois é sempre bom dá aquela conferida antes...

ORAÇÃO DO NUTRICIONISTA


Que tenhamos, todos os dias…
A paciência para ouvir, clareza para responder, destreza para resolver e a tranquilidade para suportar.

Que tenhamos o piso salarial aumentado como merecido, comensais sempre satisfeitos, chefes compreensivos, funcionários prestativos, as férias cheguem logo e nossa PL seja sempre gorda.

Que nossos pacientes sejam disciplinados, os doces deles afastados, os brócolis sejam amados, as PA’s e HGTs controlados e os hematócritos sempre altos.

Que nossos consultórios vivam cheios, as balanças nunca sejam mentirosas, as fitas métricas não fujam junto com as canetas e os computadores não travem com a pressa.

Que os restaurantes tenham fornos combinados, passtroughs bem regulados, as coifas nunca entupam, os fornecedores sempre pontuais e que nunca falte o feijão nosso de cada dia!

Que as funcionárias sejam cuidadosas, o cloro bem dosado, nunca falte gás no meio da cocção, luz no meio da distribuição e calma no meio da confusão.

Que os comensais nunca pensem que falta sal no arroz, apreciem a sobremesa com moderação e não nos ameacem no estacionamento.

E, Deus, livrai-nos de toda toxinfecção.


Figurinha repetida

Bom dia, galerinha do nutricias...
Olha só quem resolveu dar o ar da sua graça aqui novamente, Rinna Almondes, sim eu mesma... rsrsrs
Vamos passar mais um dia juntos, sabem porque?  Porque eu gostei do blog e quero mais uma vez fazer uma pequena particpação..
Então vamos que vamos que o dia é curto...


terça-feira, 29 de maio de 2012

Infelizmente acabou!!!

Bom gente infelizmente meu tempo acabou foi pouco mas curti muito blogar de novo.
Espero que tenha sido proveitoso os posts.
Até outra oportunidade.
Bjocas...
Fiquem com Deus!!!

Chuvinha boa..

Graças a Deus que melhorou o clima, pois estava quente demais...
Manda mas chuva Deus...essa terra ta precisando!!!

Dando uma pause...

Bom gente dando uma pequena pause, pois estou recebendo aqui na minha casa alguns amigos...para fazer um louvorsão....muito bom!!!
Volto ja ja...

Indignação!!!

Gostaria de compartilhar com voçês uma indignação minha, essa mania que certos profissionais (médicos e educadores físicos, e outros) tem de querer se meter na nossa profissão, esse povo acha que so porque pagam uma disciplinasinha acham que são nutricionistas...fala sério!! O pior é que as pessoas vão na onda, e quem se "rebenta" somos nós.
Presisamos lutar pelos nossos direitos...
#ficaadica#

JESUS CRISTO...ÚNICA SALVAÇÃO!!!

Eu gostaria de falar agora um pouco de um “Alguém”, tão maravilhoso, tão perfeito que não se importou  de conviver com pecadores, sendo Ele santo, pelo contrario se entregou por nós, sofreu para nos dar vida.. o neme Dele é JESUS CRISTO!!!
É esse Deus tão maravilhoso que sirvo, e que tenho prazer ....
“Foi desprezado e rejeitado pelos homens; homens de dores e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, foi desprezado, e não lhe demos nenhuma importância.
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou sobre si as nossas dores;  e nós o consideramos  aflito, ferido por Deus e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões e esmagado por causa das nossas maldades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e por seus ferimentos fomos sarados.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor  fez cair a maldade de todos nós sobre ele, e por seus ferimentos fomos sarados.
Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha muda diante dos seus tosquiadores, ele não abriu a boca”.
 (Is 53: 3-7)
E você o que tá esperando?
Ele só tá esperando você chamar por Ele...
“Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”.
(Is 55:6)
Arroz com Feijão: A Combinação Perfeita!
Benefícios do Arroz
  • Rico em vitaminas do complexo B
  • Rico em amido (contribui com a absorção de proteínas e fornece energia)
  • Fácil digestão
  • Raramente provoca alergias
Benefícios do Feijão
  • Rico em proteínas vegetais
  • Rico em vitaminas do complexo B
  • Rico em ferro, potássio, zinco, entre outros minerais essenciais
  • Rico em fibras
Além dos benefícios demonstrados em separado, a combinação do feijão com arroz é perfeita, pois ambos fornecem os aminoácidos que auxiliam nosso corpo a formar suas próprias proteínas (músculos, pele, cabelos, unhas, ossos, cicatrização). Tudo isso porque os aminoácidos deficientes no feijão são justamente os que estão presentes no arroz. O arroz é pobre no aminoácido lisina, presente no feijão. Este por sua vez, não possui o aminoácido essencial metionina, abundante no arroz.
Por isso gente comam a vontade, os dois juntinhos é melhor ainda!!!

Segundo O Coração De Deus


Já que as meninas da minha turma gostam  de casar, isso tá contagiando todo mundo, gostaria de compartilhar com vocês uma música lindíssima, que fala o quanto uma mulher  sonhou com o dia do casamento, e o quanto ela pediu a Deus o homem que fosse “Segundo o coração de Deus”, é muito linda...
Segundo O Coração De Deus
Eu quero ser tudo que você sonhou
Eu quero ser seu ideal de amor
Um exemplo de amiga, mãe e mulher
Eu quero ser tudo que você quiser
Eu orei por você
Esperei por esse dia
Eu sempre acreditei em nós dois
Eu falei só pra Deus
Sobre tudo que eu sentia
Por você, meu amor
Te amo é tudo que eu quero te dizer
E a minha vida inteira eu vou viver
Pra Deus, pra você
Pra Deus, pra você
Vou viver muito mais que um sonho
Vou te amar
Dividir os meus segredos com você
Eu quero ser somente uma mulher
Segundo o coração de Deus
Muito mais que um sonho
Vou te amar
Dividir os meus segredos com você
Eu quero ser somente uma mulher
Segundo o coração de Deus
Te amo é tudo que eu quero te dizer
E a minha vida inteira eu vou viver
Pra Deus, pra você, amor
Pra Deus, pra você
Seremos um, uma só carne, uma família, mais um milagre nas mãos de Deus
Na alegria ou na dor, na saúde ou na enfermidade
Aconteça o que for eu vou te amar com mais poder do que palavras podem dizer

Fim da greve?

Bom gente o Governo cancelou a reunião marcada para o dia 28 de maio, que iria discutir a  questão da greve.
O que será que isso significa, que a greve vai acabar, ou o governo  resolveu endurecer o jogo, como fez com outras categorias? Ainda não se sabe. Vamos aguardar para vermos que fim tudo isso irá ter...
Torcer para que entrem em acordo logo para ninguém ficar mais prejudicado...

Alimentação e Gordura Trans: para você entender de vez

Quem nunca ouviu falar que gordura trans faz mal para a saúde ou que é preciso prestar atenção nos alimentos industrializados que contém gordura trans pois fazem mal para o coração? Impossível! Mesmo que você não se interesse por dicas para bons hábitos alimentares, a gordura trans passou de útil para vilã e de vilã para etiqueta.. pois cada dia encontramos com mais frequência em rótulos de alimentos “mais saudáveis” o destaque para o ZERO% de GORDURA TRANS ou NÃO CONTÉM GORDURA TRANS em letras garrafais.

Com certeza você comeu muito mais gordura trans do que imagina, pois antes da saúde mundial soar o alarme para os seus riscos, as gorduras trans eram amplamente usadas para para dar consistência e realçar o sabor de alimentos industrializados como massa prontas (aquelas super práticas de microondas), salgadinhos, bolachas, margarinas e quase todas as bugigangas saborosas consumidas na hora do recreio. Você fugia dos fast-foods e industrializados da vida e prezava por cozinhar sua própria comida? pois saiba que aquela friturinha básica também pode ser fonte de gordura trans.

De onde vem”

As gorduras trans são produzidas a partir de óleos vegetais processados pela indústria através de uma reação química chamada hidrogenação, na qual o gás hidrogênio é borbulhado no óleo vegetal (de milho, girassol, etc..), reage com ele e fica incorporado à estrutura química do óleo, aí que ocorre a mágica: a presença de mais hidrogênio na estrutura da gordura muda as suas características e estas viram algo que conhecemos comercialmente como margarina, uma gordura mais grossa e saborosa, ideal para dar sabor e consistência a alimentos industrializados.

Riscos para a saúde”

Artérias, veias e coração são os primeiros a reclamar da gordura trans, isso porque o excesso de gordura trans na dieta reflete em 3 consequências principais:
- aumento do nível de colesterol total no sangue: diretamente proporcional a presença de gordura trans, reflete em maior risco de contrair doença cardíaca coronariana.
- aumento do nível de colesterol ruim (LDL): relacionado à ocorrência de aterosclerose e, portanto, a  rompimentos de vasos sanguíneos ocorridos em infartos e AVC’s (derrames cerebrais)
- diminuição do nível de colesterol bom (HDL): “desentupidor” dos vasos sanguíneos, o HDL retira as placas de gordura que se acumulam nas paredes internas dos vasos.

Como evitar as gorduras trans”

"Livre de Gordura trans" na rotulagem
Para evitar gordura trans esqueça os alimentos gordurosos como doces e confeitos (bolos, biscoitos tipo waffer, cream cracker e donnuts, tortas, etc), bolachas recheadas, sorvetes de massa, frituras feitas em casa ou lanchonetes, restaurantes e redes de fast food;
Dê preferência para o azeite de oliva e óleos de canola. Margarinas, somente as que tenham teor reduzido ou ausência de gordura trans destacados na rotulagem.
A ausência de gorduras trans virou diferencial de qualidade, por isso os produtos que não a contém normalmente destacam isso na rotulagem.. fique de olho na hora da compra!