quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Lembrando!

Hoje, nossa aula será a partir das 19 horas!

89.422 acessos

Parece que foi ontem, mas em setembro deste ano, o Blog NUTRICIAS completará, seu segundo ano de vida. Antes disso, porém, estaremos festejando os 100.000 (cem mil) acessos, o que consideramos uma marca histórica.
A partir de agora, quero saber de vocês que fazem o NUTRICIAS, o que podemos fazer para comemorar este tão esperado número?

Uma festa? De que tipo?

Opinem, por favor!

Para não perdermos a conta...

Bem, estamos com um pouco mais da metade de nossas aulas já encaminhadas.
Até o final da aula de ontem a tarde, fechamos 38 horas/aulas.
Hoje à noite, teremos mais 2 horas e amanhã (01/02), mais 2 horas, fechando 42 horas/aulas.

No sábado, dia 02/02/13, teremos mais 4 horas e na segunda (04/02) mais 2 horas, fechando 48 horas/aulas.

Depois, disso, teremos nossa prova #2, no dia 20/02/13.
Nossa avaliação do blog e do semestre, no dia 27/02/13.
Nossa aula da saudade, no dia 28/02/13.

E nossas apresentações dos trabalhos no dia 10/04/13.

Nossa Prova Final, está marcada para o dia 17/04/13.

Encontro do Grupo de Alimentos Afrodisiacos

Próximos encontros:
Hoje, Quinta, dia 31/01/13 às 18h na sala 841
Terça, dia 02/02/13 às 18h na sala 841

Aula da Saudade

Galera,
provavelmente no dia 28/02/2012, vou estar proferindo a aula da saudade. Vou abrir este post para vcs opinarem sobre o tema desta aula. Vocês podem sugerir qualquer tema que não seja nem Nutrição e nem Computação.
Vamos lá!?
Quero sugestões!

Reunião do Conselho

Gente, estava na reunião do conselho, até agora! A partir de agora, estarei a postos no NUTRICIAS e postando para movimentar nosso blog.

Corda, galera!!!

Tá na hora, tá na hora!
Bom dia a todos!
Estou de volta, hoje, eu @mistersampa para blogar o que não bloguei ontem e mais alguma coisa! Fiquem sintonizados.
O dia está apenas começando...

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Programação!

Nova Programação:
Amanhã, quinta, dia 31/01/13: @mistersampa
Sexta, dia 01/02/13: Eduardo
Sábado, dia 02/02/13: Floripys
Domingo, dia 03/02/13: Amanda
Segunda, dia 04/02: Ana Carla
Terça, dia 05/02:
Quarta, dia 06/02:
Quinta, dia 07/02:
Sexta, dia 08/02:

Antes tarde que nunca!!!

Galera,
estava difícil conseguir entrar no blogger, hoje! Por conta disso, me quebrou todo! Vamos tentar correr atrás do prejuizo, se a TIM deixar, é claro!!!

@mistersampa.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

To indo nessa

É galera to indo nessa, espero que tenham gostado dos meus posts. Beijos

DICA

 Cauterização caseira com Bepantol

Receita:
3 colheres de sopa de creme de hidratação de sua preferência (é interessante usar aquele que compramos e não gostamos, isso vai te ajudar a consumir um produto ruim);
1 tampinha de bepantol líquido (ATENÇÃO, não vale bepantol creme);
2 colheres de açúcar normal (com o mascavo e não recomendo, deixa o cabelo pesado).

Modo de fazer:
Misture tudo em um recipiente plástico;
Passe nos cabelos lavados e úmidos;
Deixe agir por no máximo 30 minutos.

Como fica:
Os fios ficam mais lisos, fáceis de pentear, hidratado e com um brilho espetacular.

Descontraindo um pouquinho

Quando vi esse vídeo não resisti, lembrei na hora da nossa ultima aula e tive que postar aqui.

E para as mais habilidosas com o pincel

Quero ver quem tem atitude o suficiente pra usar....

Tenho que confessar sou compulsiva.....

Rsrsss.... sou muito compulsiva, essa é a minha maior paixão embora não pareça muito. Se tem uma coisa que não consigo ver numa loja é maquiagem, to sempre comprando tudo de novidade que vai aparecendo e vou confessar pra vocês que tem coisa que só usei uma vez e outras que nunca usei, paletas de todos os tipos, glitter, inúmeros pinceis tudo que qualquer mulher adoraria ter. Volta e meia tenho que doar alguns produtos pras amigas pra abrir espaça pra outros.
Sou expectadora assídua de alguns blogs de maquiagem e assim sempre por dentro das novidades em produtos e técnicas de maquiagem. Algumas das minhas gurus são, a Juliana Baldoino, Luciane Ferraes, Camila Coelho, Carol Almeida, Bianca Bins, Andreza Goulart, Paola Gavazi, Alice Salazar, acho que chega né gente se não esse post não vai ter fim.
Agora vou presentear vocês com um tutorial pro carnaval de uma das minhas amadas.

E como diria a Lu façam as suas adaptações.

Suco anti-diabetes


Você sabia que existe um suco que junta ingredientes funcionais contra a diabetes? Com ele, você estimula seu corpo a trabalhar contra essa doença que atinge milhares de pessoas. Anote a receita e, abaixo, veja como ele pode te ajudar:
Modo de Fazer: Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber. Acrescente adoçante se necessário!
Propriedades nutricionais: 
Levedura de cerveja: entra neste suco, pois é a maior fonte de cromo disponível nos alimentos , um mineral muito importante no metabolismo do açúcar. Alem disso é rico em complexo B, tão importante para melhor aproveitamento dos carboidratos ingeridos ao longo do dia, bem como responsável pela produção de energia celular.
Canela: normalmente usada como condimento, nos estudos científicos mais recentes vem sendo demonstrado efeito terapêutico significativo no controle da glicose sanguínea. A canela também tem um efeito estimulante sobre a circulação aumentando o fluxo sanguíneo para o cérebro estimulando o raciocínio. Isso se deve a componentes ativos e voláteis presentes em sua composição.
Quinua: é um cereal proveniente do Peru (originalmente, mas já bem disponível em lojas de produtos naturais) rico em magnésio, cobre, zinco, fibras e proteínas nutrientes fundamentais para um melhor aproveitamento do açúcar pelo organismo. Além disso o cobre e zinco são nutrientes com atividade antioxidante.
Maçãs: são ricas em flavonóides como o acido elágico e a quercetina que favorecem a proteção vascular e tonificam as artérias evitando a má circulação e a deposição de placas de gordura. A maçã ainda é rica em pectina, fibra solúvel que forma um gel no nosso estomago, lentificando a absorção de carboidratos e gorduras, sendo interessante para que os níveis de açúcar se mantenham estáveis por mais tempo. Quanto mais estável ficar a glicose, melhores são as chances de haver um bom raciocínio, memória e cognição.

ESPECIALMENTE PRA GALERA DO 8° PERIODO

Ache que reflete bem a nossa realidade, pelo menos a minha sim. rsrssssss

O Piauí tem uma 'Cidade Encantada' com pinturas rupestres não estudadas


O local que escolhi pra apresentar pra vocês ainda é meio desconhecido por muitos, mais vale a pena ir conhecer, eu mesma só fiquei conhecendo esse paraíso a pouco mais de um ano através de um amigo que também é guia do local. Vamos as apresentações......
O povoado Três Irmãos mais conhecido como "Cidade Encantada" localizado entre os municípios de Sussuapara e São José do Piauí, 35 km de Picos, apresenta uma das formações rochosas mais belas do Piauí, e várias inscrições rupestres ainda não estudadas.

O local apresenta características peculiares, por apresentar picos com mais de 100 metros, vegetação de caatinga, brejos, cachoeiras, poços naturais, canyons e fauna; os quais ainda são desconhecidos do mundo científico e turístico. Os visitantes devem ir bem preparados, pois o lugar é vasto e confunde quem não conhece fazendo assim as pessoas andarem em círculos.
O local é conhecido por "Cidade Encanta" pelo fato das rochas darem formatos de diversas coisas como cabeça de um homem, animais, igrejas, pontes dentre outros que foram registrados pela equipe. Mas os fatores principais de tal nome são suas lendas como a "Princesa encantada e a serpente gigante", "Leões da terra" e a "Santa Encantada" sendo esta última a principal

Muay thai: a luta tailandesa que ajuda a queimar calorias


Não é segredo pra quem me conhece a paixão que tenho por artes marciais em especial o Muay thai, então resolvi falar um pouquinho aqui dessa paixão e quem sabe estimular alguns de vocês a praticar.



As modalidades inspiradas em artes marciais continuam em alta, pois são divertidas e ótimas para exterminar calorias. A onda agora é o muay thai, uma luta tailandesa que se destaca pela complexidade de suas técnicas. Além disso, ela já virou queridinha das celebridades e é responsável por modelar o corpo de Carolina Dieckmann, Sthefany Brito, Fernanda Souza e Milena Toscano. "Fiquei impressionada ao ver o corpo de algumas colegas que lutam muay thai, quis conhecer e acabei gostando. Em poucas semanas, me surpreendi como meu corpo ficou diferente na frente do espelho", conta Milena.


Com alto gasto energético - cerca de 800 calorias -, a muay thai melhora o condicionamento físico e trabalha intensamente as pernas e os braços.

Abdômen desenhado

Para se movimentar com agilidade, é preciso trabalhar muito o core. Ainda tem os abdominais - até 500 em uma hora! Resultado: barriga sarada na certa.

Postura perfeita

Esse é um benefício extra da malhação intensa do core e da musculatura das costas e dos ombros, e que também colabora para a barriguinha sumir.

Stress na lona

Entre um exercício e outro, você pratica socos e chutes no saco de pancada, o que é uma ótima estratégia para extravasar a tensão, a raiva, as preocupações e o mau humor. É experimentar para ver!
parte da minha turma com o Mestre Melo 

visita do grande mestre Hélio Fidelis e do campeão europeu 

E pra descontrair um pouco






VOCÊ SABIA?!!!


Comer frutas e legumes deixa jovens mais calmos e felizes. Nova pesquisa descobriu que as pessoas relatam um humor melhor do que o normal quando consomem maiores quantidades desse tipo de alimento. Um novo estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, mostrou que uma boa alimentação pode melhorar o humor de uma pessoa e fazer com que ela tenha mais sentimentos bons do que ruins. 


 Segundo a pesquisa, os dias em que os jovens consomem mais frutas e legumes são aqueles em que eles parecem estar mais calmos, felizes e dispostos do que normalmente são.

BOM DIA!!!!!!!!

Me apresentado.... me chamo Yanne Avelino, faço o 8° período de nutrição, sou daqui de picos mesmo, e no decorrer do dia vou mostrando pra vocês um pouquinho de mim. Espero que gostem do que preparei pra vocês......

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

eh chegada a hora de dar thau

ola nutricias foi um prazer enorme esta com voces  realizando a experiencia de ser uma bloguueira espero
 que tenham gostado BJOOOOOOOOO!
O que são transtornos alimentares?
Os transtornos alimentares prevalecem sobretudo entre raparigas adolescentes e jovens adultas, mas cerca de 5 a 10% dos casos ocorrem com rapazes. As vítimas sentem-se normalmente impotentes em relação às suas vidas, sofrem de baixa auto-estima e têm uma fraca imagem do seu corpo. Usam a comida – seja a restrição da comida ao ponto de passarem fome, o ou excesso de comida ao ponto de ficarem obesos –, como forma de ganhar controlo sobre alguns aspectos das suas vidas.
Algumas formas comuns de transtorno alimentar: a Anorexia Nervosa é uma condição em que as pessoas restringem a ingestão de comida, às vezes para valores tão baixos como 300 calorias por dia; a Bulimia Nervosa caracteriza-se por períodos de indulgência em grandes quantidades de comida para depois vomitar ou usar laxantes para eliminar a comida do corpo; o Transtorno de Compulsão Alimentar e excesso compulsivo de alimentação ocorre quando as pessoas comem em demasia mas não purgam a comida e ganham peso em excesso e a Ortorexia é a obsessão doentia por alimentação saudável, o que em excesso e não regulado pode ser prejudicial. Qualquer um destes transtornos alimentares tem consequências nutricionais muito graves e um forte impacto na saúde dos indivíduos.

Nutrição para transtornos alimentares
Uma boa nutrição é essencial a todos e especialmente às pessoas em recuperação de um transtorno alimentar. Primeiro, certifique-se de que a pessoa com o transtorno foi avaliada por um médico qualificado e que se encontra num plano de tratamento. Uma terapia nutricional de um dietista credenciado, aliada a psicoterapia e farmacologia ou formas variadas de medicina alternativa, pode ajudar uma pessoa em recuperação de um transtorno alimentar.
Parte de um plano de tratamento eficaz consiste em ajudar a pessoa a regressar a um padrão de alimentação saudável. O corpo de uma pessoa que tem passado fome está num estado terrível e precisa de alimentos nutritivos para recuperar energia, restabelecer o equilíbrio químico e melhorar a clareza mental.
Os seguintes alimentos podem ajudar na recuperação de um transtorno alimentar:
● Alimentos integrais concedem nutrientes que revitalizam o corpo. O pão de centeio integral, arroz integral, fruta e legumes frescos e carnes magras darão aos corpos desgastados um aumento de energia. As comidas processadas oferecem açúcar, xarope de milho com alto teor de frutose, gordura, cereais refinados e muito pouco no que diz respeito a nutrientes;
● O cálcio presente em produtos lácteos magros e vegetais folhados ajudam a fortalecer os ossos e os dentes. As dietas excessivas roubam cálcio aos ossos, tornando-os frágeis. As jovens que sofrem devido a um transtorno alimentar mostraram ter uma massa óssea semelhante à de mulheres idosas. Para além do mais, vomitar em excesso destrói o esmalte dos dentes;
● Carnes magras, legumes e peixe proporcionam as proteínas necessárias das quais um corpo mal nutrido precisa;
● Os ácidos gordos do Ómega 3 encontrado no peixe, ovos e nozes, estimulam o coração. Quem sofre de anorexia corre o risco de ter problemas cardíacos e arritmia cardíaca pois o corpo não tem gordura suficiente para sustentar o funcionamento cardíaco;
● Os líquidos e sódio da água e bebidas desportivas são necessários para restabelecer o desequilíbrio de electrólitos e restituir a perda de água devido à desidratação provocada por vomitar em excesso, ou pelo uso de laxantes e de diuréticos.
Os atletas que sofrem de transtornos alimentares precisam de aconselhamento nutricional especializado. Desportos como a luta livre, corrida, ballet e ginástica, que dão ênfase a corpos magros e tonificados, apresentam um número excepcionalmente elevado de praticantes com transtornos alimentares. Estes atletas restringem a comida, têm um índice de massa corporal muito baixo, abusam de bebidas proteicas e suplementos e tentam perder o peso da água com diuréticos e saunas.
Os atletas devem concentrar-se numa alimentação baseada em alimentos em vez de suplementos, carbonatos e gorduras para a energia, proteínas para os músculos, fluidos e electrólitos adequados, e vitaminas e electrólitos para manter a performance e o equilíbrio nutricional.

olha o que achei em um site! a caraa da riqueza..rrsrs

Oi gente!! A expressão "a cara da riqueza" é falada o tempo todo, quando a idéia é referir-se a alguma coisa que confira certa sofisticação a algo ou alguém. Fato é que, hoje em dia, todo mundo quer ter a tal "cara da riqueza". Mas afinal, como se consegue isso? Para responder a essa pergunta resolvi escrever este post, absolutamente fútil, politicamente incorreto e superficial, mas acima de tudo bem humorado. Então, não levem o assunto tão a sério, tá? Encarem com leveza....
Do que gostam , o que usam e como se comportam as pessoas que tem "a cara da riqueza"? 

amor maior!!



 De todo o amor que eu tenho
Metade foi tu que me deu
Salvando minh'alma da vida
Sorrindo e fazendo o meu eu!!








Reizado de picos!



) Edimar Luz é escritor/cronista, poeta, professor e sociólogo.


O reisado, que também é uma das múltiplas manifestações folclóricas que compõem nosso espaço cultural, teve origem nas festas portuguesas denominadas janeiras, que aqui em nosso país se celebravam e se festejavam ativamente até o final do século XlX, desde o Natal até o Carnaval. Hoje, até o dia 6 de janeiro.

Como sabemos, reisado é uma dança dramática tradicional que consiste na adaptação coreográfica de romances e cantigas populares, com versos religiosos ou humorísticos em louvor dos Reis Magos, e, por isso, executada por grupos que cantam e dançam, sobretudo na véspera e no Dia de Reis, 6 de janeiro, tendo como acompanhamento instrumental, uma sanfona ou harmônica, zabumba etc., que animam/alegram as toadas dos reisados.

Convém esclarecer que este folguedo tradicional e de grande aceitação popular, e que, na realidade, também faz parte da nossa cultura, encontra-se, hoje, praticamente desaparecido e relegado ao esquecimento, em virtude de alguns fatores, entre os quais podemos citar: a falta de incentivo e principalmente a inexistência de interesse e de empenho das gerações mais jovens.

É importante ressaltar aqui o antigo reisado do Bairro Ipueiras, que ao longo do tempo fez inúmeras apresentações em toda a região e em algumas outras cidades piauienses, inclusive na Capital do Estado, algum tempo atrás. O nosso reisado teve uma participação importante, ao fazer uma apresentação memorável no centro de Picos, por ocasião das comemorações do centenário da nossa cidade, em dezembro de 1990, sendo bastante aplaudido pelo público presente.

O reisado de Ipueiras era composto por um tocador de sanfona, ou harmônica, três caretas, grupos de galantes, damas, o lacaio, a burrinha... E o chamado “boi do reis”, que era representado de um modo geral por uma armação leve, recoberta de pano colorido e animada por um homem ágil  que ficava em seu bojo durante a apresentação. O meu pai também foi por certo tempo, nas horas vagas e de descanso, ou em finais de semana, um dos integrantes do grupo de reisado do Bairro Ipueiras, na condição de tocador de harmônica, uma pequena sanfona de oito baixos, instrumento este também chamado aqui de sanfona pé de bode. Aliás, todos os componentes do nosso reisado, eram membros da nossa enorme e tradicional família Luz, Araújo... De origem hispano-portuguesa.

Na verdade, desde criança, tive a oportunidade de assistir a várias apresentações do nosso grupo de Reisado, aqui mesmo no Bairro Ipueiras, naquelas alegres e saudosas noites folclóricas do passado. Desde então pude verificar e constatar a beleza e a importância das manifestações culturais de um povo, sobretudo quando dotadas e impregnadas de originalidade e/ou autenticidade, numa consonância quase indescritível.

Numa noite dos meados da década de 70, o Reisado do Bairro Ipueiras fez uma bela e memorável apresentação também no Campus Avançados/Projeto Rondon, no Bairro Junco, para o encanto e admiração dos universitários e universitárias goianas integrantes do projeto Rondon em Picos. Lembro também que não paravam de fotografar, a todo instante tiravam fotos do Reisado; o flash das máquinas fotográficas misturava-se à luminosidade ambiental e ao brilho do reisado. E eu estava lá em meio ao público, assistindo àquele animado e belo espetáculo.   


Convém esclarecer aqui, que é de capital importância a preservação da nossa cultura popular. Para isso, necessitamos do empenho e da colaboração de todos, para que possamos manter e perpetuar a história do nosso povo.
                Este artigo/texto faz parte do meu livro Memórias do Tempo. Direitos reservados.

Edimar Luz é escritor/cronista, poeta, professor e sociólogo formado em Recife-PE.

minha terra1

Há um vilarejo ali
Onde areja um vento bom
Na varanda, quem descansa
Vê o horizonte deitar no chão
Pra acalmar o coração
Lá o mundo tem razão
Terra de heróis, lares de mãe
Paraiso se mudou para lá
Por cima das casas, cal
Frutas em qualquer quintal
Peitos fartos, filhos fortes
Sonho semeando o mundo real
Toda gente cabe lá
Palestina, Shangri-lá
Vem andar e voa
Vem andar e voa
Vem andar e voa
Lá o tempo espera
Lá é primavera
Portas e janelas ficam sempre abertas
Pra sorte entrar
Em todas as mesas, pão
Flores enfeitando
Os caminhos, os vestidos, os destinos
E essa canção
Tem um verdadeiro amor
Para quando você for



Se beber come morango!!

Morango protege estômago de danos do álcool
Mucosa de animais que ingeriram extrato da fruta teve menos lesões, diz pesquisa.

Uma equipe de pesquisadores italianos, sérvios e espanhóis confirmou o efeito protetor dos morangos no estômago de um mamífero prejudicado pelo álcool, informou nesta segunda-feira, 24, a Universidade de Granada, na Espanha, que participou do estudo.

Os cientistas forneceram etanol (álcool etílico) para cobaias de laboratório e comprovaram que a mucosa gástrica daquelas que tinham ingerido previamente extrato de morango sofria menos lesões.

A pesquisadora da Universidade de Barcelona e co-autora do trabalho Sara Tulipani explicou que os efeitos positivos dos morangos são associados à capacidade antioxidante, que ativa as próprias enzimas e defesas do organismo.

As conclusões do trabalho mostram que uma dieta rica em morangos pode exercer um efeito benéfico na prevenção de doenças gástricas, de modo que esta fruta poderia atenuar a formação de úlceras estomacais em humanos.

A gastrite ou inflamação da mucosa do estômago além de se relacionar com o consumo de álcool, também pode ser gerada por infecções e pela ação de remédios antiinflamatórios não-esteroides (como a aspirina).

"Nestes casos ingerir morangos durante ou depois da patologia poderia aliviar a lesão na mucosa gástrica", sugeriu Maurizio Battino, coordenador do grupo de pesquisa da Universidade Politécnica da Marche, na Itália.

A equipe detectou menos úlceras nos estômagos dos ratos que, antes de receber o álcool, tinham ingerido durante dez dias extrato de morangos (40 miligramas ao dia por quilo de peso).

Segundo Battino, o trabalho não foi desenvolvido para atenuar os efeitos de uma bebedeira, mas para encontrar moléculas protetoras da mucosa gástrica
27/10/2011
Fonte: www.estadao.com.br

informaçao importante!!!

Não deixem de participar!!!

Vamos comer flutinhas!!

Saiba qual fruta certa comer em cada momento do dia
É necessário consumir entre três e cinco porções de frutas por dia para absorver boas quantidades de vitaminas, minerais e antioxidantes presentes no alimento

Importantes fontes de vitaminas, minerais e fibras, as frutas devem fazer parte da dieta diária. O ideal é consumir entre três e cinco porções do alimento, que também é rico em antioxidantes, fundamentais para prevenir o acúmulo de radicais livres e evitar processos inflamatórios no organismo.

"No mínimo, é necessário ingerir uma porção no café da manhã, outra no lanche da tarde e uma terceira na ceia, por exemplo", aconselha Perla Menezes, nutricionista e mestre em farmácia de Ribeirão Preto (SP). E o mais indicado é variar para diversificar os nutrientes absorvidos. "Para a sobremesa, opte por abacaxi ou mamão, que possuem enzimas importantes para facilitar a digestão. Ou ainda escolha frutas ricas em vitamina C, como laranja, manga, goiaba, acerola e caju, já que a substância melhora a absorção do ferro de origem vegetal ingerida na refeição", orienta Mauro Takahashi, nutricionista com Programa de Aprimoramento pelo CeMENutri (Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição) da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), de Botucatu (SP).

Antes e depois do treino
A banana é apontada pelo nutricionista como a mais indicada para ser consumida imediatamente antes ou até mesmo durante o exercício. "A fruta possui ótima digestibilidade e é uma boa fonte de energia. Outras opções são as frutas secas, que também fornecem energia, vitaminas e minerais em pouco volume de alimento", diz Takahashi.

Porém, antes da atividade física, evite frutas com grande quantidade de fibras, como laranja com bagaço, mexerica, manga e frutas com casca, que podem causar um desconforto gástrico. "Também exclua do pré-treino aquelas ricas em gordura, como abacate, açaí e coco", lista Perla.

Para depois da corrida, boas alternativas são ameixas, uvas, tâmaras, abacaxis, suco de laranja e suco de manga, que têm alto índice glicêmico e colaboram para a reposição de glicogênio muscular.
30/08/2012
Fonte: www.terra.com.br

Feira livre de Jaicós!



O município de Jaicós, localizado a 360 km de Teresina, possui uma das maiores feiras livres do Piauí. A agricultura na região era basicamente desenvolvida apenas com o cultivo de feijão, milho e mandioca. No início da década de 70 com incentivo do governo foi introduzida no semiárido nordestino, principalmente na região da grande Picos, a cultura do caju como fonte de renda e emprego.

Houve na época uma resistência por parte de agricultores que não acreditavam no sucesso da cultura do caju, mas com o incentivo e desenvolvimento de técnicas para o cultivo do cajueiro, foi possível a implantação da cultura na região.
Jaicós e cidades próximas apresentam uma grande safra de caju gerando a produção da castanha que é comercializada no município firmando emprego e renda aos moradores.

A feira livre de Jaicós neste período se movimenta através dos vendedores e dos compradores de castanha. Esta cultura está sendo trabalhada em grande escala por se adaptar bem às condições climáticas do Estado, oferecendo oportunidades à agroindústria com o beneficiamento da castanha e fabricação de sucos. Jaicós se enquadra dentro de um perfil de alto produtor piauiense de castanha de caju, os agricultores vivem em torno da economia do cajueiro.

Quem Eu?

Olá Pessoal eu sou Thuany Rocha,estudante do VI Periodo de nutriçao da UFPI e hoje vou  passar por a curiosa e fascinante experiencia de ser blogueira por um dia . Feitas as iniciais apresentações me proponho aqui a fazer bem mais que um apresentaçao formal e sim fazer uma auto avaliaçao para voces amigas (o)que me conhecem  bem, mas também para aqueles que de mim  conhece  tão pouco ou quase nada ,e nessa dificil missao la vou eu.  Estudar nutrição   nunca foi  o desejo que se manifestou desde cedo como aquelas profissões nas quais as crianças sempre desejam  como professor porque acham em quem se epelhar ou até médico por proprio incetivo de seus pais, mas essa vontade veio surgindo aos poucos ate que  de uma hora pra outra  e não me pergunte como veio a decisão acertada ,eu nao tinha dimensão de como tudo isso ia transforma minha vida e transformou de verdade  e as vezes me faço indagaçoes sobre como e porque eu vim parar aqui , será que foi por causa da decisão rempetina ? ou obra de destino? sinceramente não me atrevo a responder so sei que gosto de estar aqui e vou aprendendo a gostar muito mais e dentro dessa minha experiencia acertante essa palavra existe? ou errante peço aos meus amigos que  fiquem sempre comigo e me   façam felizes assim como sempre fizeram
e pra encerrar so quero dizer muito obrigado por fazerem  uma parte de mim completamente feliz!