quarta-feira, 30 de abril de 2014

#somostodosmacacos?

"...mestre, sempre admirei sua postura e suas ideias pois nunca deixou de abordar outros assuntos dentro de sua sala. Gostaria que vc abordasse em seu blog, a questão do racismo no futebol e as últimas manifestações..."
 
Boa noite, amados!
 
Apesar de estar "hipersupermegablasterupocupado++", não posso deixar de atender um pedido feito num email que recebi de um ex-aluno que através daquela rede "oamigodoamigodoprimodamulherdocunhadodanamoradadoirmãodomeucolega", soube que eu estou capitaneando o NUTRIX.
Dessa forma, irei manifestar-me sobre esse debate.
 
O que penso sobre o assunto?
Acho que o racismo nos estádios de futebol é o espelho do racismo na sociedade ou nas sociedades, seja ela espanhola, italiana, russa, turca ou brasileira. E esse debate é mais que merecido pois põe em foco todo reflexo de uma sociedade preconceituosa...
 
(Post em construção!)

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Pixinguinha

Esse, foi, é e ainda vai ser, o cara!
 
 
 
 
 
 
 
 
Alfredo da Rocha Vianna Filho, conhecido como Pixinguinha (Rio de Janeiro, 23 de abril de 1897 — Rio de Janeiro, 17 de fevereiro de 1973), foi um flautista, saxofonista, compositor e arranjador brasileiro.
Pixinguinha é considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira, contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical definitiva.


Cinema 2014

Natação

As ligas

Demorou, mas chegou!

É claro que eu estou falando do Brasileirão 2014! kkkkkk! Nós que amamos o futebol, estávamos órfãos.
Mas, neste fds passado, começou o nosso campeonato e a possibilidade de fazer uma resenha com os nossos.
Meu Baêa, se arrombou na primeira rodada e perdeu para o Cruzeiro por 2 a 1, mas estamos só no inicio. A meta este ano é ficar entre os 8 primeiros.

Rumbora Baêa, minha porra!

#RBMP ou #BBMP

 
 
 
 
 
 


Copa do Brasil

E a Copa do Brasil está rolando...
Ontem, aconteceram 4 jogos:
Tupi 0 x 3 Flu
CRB 2 x 1 São Paulo
América-RN 2 x 0 Boa Vista
Braziliense 4 x 2 Princesa de Solimões

Hoje, acontecem mais 2 jogos:
Vitória x J. Malucelli
Santa Rita x Potiguar




Ecos do Baianão 2014

Bem, todos já sabem que foi lepo, lepo no Baianão!
Meu Baêa conquistou seu quadragésimo quinto título estadual.
Então, vale a pena resenhar!




 
 
 
 
 
 
 
 
 



Throuple

Agradecimentos

Quero agradecer aqui, a todos que lembraram do meu niver e me mandaram msgs ou pelo blog ou pelo email ou ainda pelo bodezap e SMS.
Com certeza, vcs moram, no meu coração!
 
Obrigaduuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!

Meu coração, não sei porque, bate feliz...

Bom dia, amados de todo Brasil! Em especial, os povos da Bahia, Paraíba, Ceará e Piauí.
Ontem foi comemorado o aniversário 117 de Pixinguinha!
Talvez, os mais jovens nunca tenham ouvido falar neste ícone da Música Popular Brasileira, mas eu tenho que escrever sobre ele pois sou fã, declaradíssimo.
Lembro-me bem, que há 17 anos atrás, eu, aluno de computação, organizei um evento em homenagem ao centenário de Pixinguinha no Campus da UFPB.
Procurei, meu professor e hoje, amigo e agora Diretor do Centro de Humanidades, o flautista e maestro Luciênio Teixeira e propus que não deixássemos passar esta data (23/04/1997), sem nenhum tipo de alarde pois o mestre merecia ser festejado... e muito!
Organizamos 3 recitais de choro, interpretando o mestre Pixinga no Hall da Biblioteca. O primeiro às 10h, o segundo, ao meio dia e o terceiro às 16h.
 
Surpreendemos os alunos dos diversos cursos que entravam na Biblioteca e davam de cara com um recital e música instrumental com um conjunto formado por flauta transversa, violão de 12 cordas, violão base, bandolim, banjo, baixo acústico e pandeiro.
 
Vida longa à memória de um dos pilares de um dos nossos maiores tesouros culturais: a nossa música!
 
"...ai se tu soubesses como eu sou tão carinhoso e o muito, muito que te quero e como é sincero, meu amor..."
 
 
 
Ótimo dia para todos!
 
 
@mixsampa.

sábado, 19 de abril de 2014

Wilker José Wilker

Não poderia deixar de reverenciar também o grande mestre das artes, o ator brasileiro e cearense José Wilker. Sempre gostei do trabalho dele como ator, mas foi quando assistí, "O homem da capa preta" que o talento do Zé, me chamou a atenção. Gosto de atores que conseguem ser bons em papéis variados e não são todos que possuem essa desenvoltura.
A notícia da morte do Zé pegou todos de surpresa pois aparentemente, ele parecia estar muito bem de saúde. As últimas cenas antológicas do Wilker em ação que lembro, foi a sua participação como o coronel Jesuíno na segunda versão de Gabriela quando ele popularizou o bordão "Eu vou lhe usar" e deu um show de interpretação nas cenas do seu julgamento. Esnobou talento e transformou a novela, tendo uma grande atuação junto com Fagundes e com o Marcelo Serrado.
Vida longa ao trabalho deste grande ator, diretor e crítico de cinema, dentre outras coisas...
 
 
 
 
 


Gabo

Se você não tem costume de ler, leia apenas um livro de Gabo e indico "Cem anos de solidão". Se gostas de ler, não deixe de ler também, "O amor nos tempos do coléra". Com certeza, depois de ler esses dois livros, vai procurar outros para adentrar no universo de Gabo.
 
 


Cem anos de Saudades...

Amados,
estou de volta, hoje, e espero, agora, sem interrupções. Estive sumido por conta do meu projeto 2 que tive que entregar na semana passada e todo meu tempo esteve voltado para as leituras das referências e elaboração do texto.
Quero começar o dia de hoje, refletindo sobre a falta que o Gabo faz para os amantes da literatura. Nós que amamos as boas histórias, não temos como não nos render ao talento excepcional do Gabriel Garcia Marques. colombiano de Aracataca que através dos seus escritos, tornou-se cidadão do mundo.
A primeira vez que li Gabo, foi aos 22 anos com uma experiência "sui generis" de me tornar um habitante de "Macondo" e pode participar de toda saga da família "Buendia". Posso estar muito empolgado e ainda emocionado, mas não estaria exagerando em dizer que "Cem anos de solidão" é um dos melhores livros, entre as centenas e centenas, que já li, em toda minha curta vida de 44 anos. E não foram precisos mais 22 anos para eu reconhece isso. Fiquei tão impressionado com a leitura de "Cem anos..." que em menos de uma semana, já estava na Biblioteca da UFPB, pegando "Crônica de uma morte anunciada" para ler.
Minha paixão, só fez aumentar e logo, já estava com um volume de "Olhos de cão azul" para cima e para baixo dentro do Campus. Não sosseguei enquanto não li "A triste e incrível história de Cândida Erendira e sua avó desalmada".
A partir destes quatro livros, comecei a introduzir abo nas minhas conversas e ideias com meu povo do cinema e da literatura, nas conversas e filosofias de "mesa de bar".
Até que em 1998, fui fisgado por uma belíssima história de amor, chamada "O amor nos tempos do coléra". Era o golpe de misericórdia!
Tudo que eu precisava para selar a minha paixão e admiração pela obre de Gabriel Garcia Marques, sem nenhum tipo de contestação.
Daí, "12 contos peregrinos", "Do amor e outros demônios" e "Memórias de minhas putas tristes", apenas complementaram essa pequena lista de verdadeiros prazeres, a partir da leitura que o Gabo me proporcionou.
Ao mestre, dedico, toda minha reverência e admiração,
 
 
Obrigado, Gabo.
 
 
 
@mixsampa.