quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

As esganadas - Jô Soares

Prezados, terminei agora pela manhã, a leitura do novo romance do Jô Soares e vou comentar as minhas impressões sobre a obra. Como havia dito aqui em algum outro post, este é o terceiro livro do Soares que eu leio. Eu o classificaria como intermediário entre o "Xangô de Baker Street" e "O homem que matou Getúlio Vargas". Não tão bom quanto o primeiro, mas não tão ruim quanto o segundo. A história acontece no Rio de Janeiro de 1938, ano em que o Jô nasceu e o autor volta ao seu tema prediletoque é escrever e criar tipos de serial killers. Neste caso o serial killer em questão, está interessado apenas em gordas e acaba com a vida delas sempre da mesma forma, daí o nome do livro. Tipos como o delegado Noronha, o detetive Tobias Esteves, o auxiliar Calixto e até o suspeitissímo ajudante Aristarco Pedrosa.
Jô mergulha no clima da época e mostra a importância do radio na época, as corridas de baratinhas, o avanço do nazismo no mundo e seus desdobramentos no Brasil, os páreos do Jockey Club e em determinado momento, até o poeta Fernando Pessoa surge como personagem do livro que mostra outros personagens reais.
Para quem nunca leu nada de Soares, vale a pena para conhecer o estilo do escritor. Se você já leu o seu romance de estréia, poupe seu tempo. Pelo visto, toda munição criativa do gordinho foi colocada no Xangô!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!