sexta-feira, 8 de março de 2013

10 mulheres antes da hora - Literatura Piauiense


Com o objetivo de discutir o papel da mulher na sociedade, acabar com o preconceito, a violência e a desvalorização do público feminino o dia 8 de março foi escolhido para relembrar a violência cometida à aproximadamente 130 operárias que foram carbonizadas numa fábrica em Nova Iorque.
Nesta data muitos são as homenagens feitas para as mulheres em virtude da sua postura na sociedade e no Piauí não difere disso. Foi lançado esta semana o livro “10 mulheres antes da hora” de Fenelon Rocha que reúne nomes de personalidade femininas do Piauí.  O objetivo é resgatarmos o papel desempenhado por essas mulheres, que de algum modo romperam com as regras de seu tempo e ajudaram a criar novos parâmetros”, diz Fenelon Rocha.
Alguns nomes citados em sua obra são: Amélia Bevilaqua, Esperança Garcia, Elvira Raulino, Francisca Trindade e Genu Moraes. Também fazem parte da publicação os perfis de Jovita Feitora, Graça Cordeiro, Nasi Castro, Teresinha Queiroz e Niéde Guidon.
Entretanto há uma figura feminina ilustre conhecida não só no Piauí que é Maria da Inglaterra. Batizada como Maria Luiza, nascida em Luzilândia, a cantora e compositora é autora de 2522 músicas.
Como inspiração para tantas canções Maria Da Inglaterra tem uma história um tanto interessante, a mesma conta que em um final de tarde, Maria avistou uma luz se aproximando, “como se fosse a de um avião que vinha vindo”. Mas logo percebeu que algo diferente acontecia.
O acontecimento deixou Maria e seu esposo, Otacílio, impressionados. Ela diz que naquela noite teve dificuldades para dormir, e quando foi cochilando...
“Vi quando abriram a porta. No sonho - pra mim aquilo ali foi um sonho - era um homem e uma mulher. O rapaz chegou ‘batendo’ em mim:
- Maria, vamo cantar, Maria? - imagina que ele sabia meu nome!
- Não! Vamo não, porque eu não sei cantar.
- Maria, vamos cantar! Isso aqui já era pra você ter há muito tempo. Mas tu te escusa de quem te procura. Vamo cantar?
- Moço, eu não sei cantar.
- Eu canto e você me acompanha.
- Tá bom! 
Embora não soubesse ler e escrever recorria à Otacílio (marido) depois que o mesmo a veio a falecer Maria da Inglaterra faz uso de um gravador para então dá continuidade ao seu trabalho com uma mulher de fibra exemplo para todo o Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!