sábado, 19 de abril de 2014

Cem anos de Saudades...

Amados,
estou de volta, hoje, e espero, agora, sem interrupções. Estive sumido por conta do meu projeto 2 que tive que entregar na semana passada e todo meu tempo esteve voltado para as leituras das referências e elaboração do texto.
Quero começar o dia de hoje, refletindo sobre a falta que o Gabo faz para os amantes da literatura. Nós que amamos as boas histórias, não temos como não nos render ao talento excepcional do Gabriel Garcia Marques. colombiano de Aracataca que através dos seus escritos, tornou-se cidadão do mundo.
A primeira vez que li Gabo, foi aos 22 anos com uma experiência "sui generis" de me tornar um habitante de "Macondo" e pode participar de toda saga da família "Buendia". Posso estar muito empolgado e ainda emocionado, mas não estaria exagerando em dizer que "Cem anos de solidão" é um dos melhores livros, entre as centenas e centenas, que já li, em toda minha curta vida de 44 anos. E não foram precisos mais 22 anos para eu reconhece isso. Fiquei tão impressionado com a leitura de "Cem anos..." que em menos de uma semana, já estava na Biblioteca da UFPB, pegando "Crônica de uma morte anunciada" para ler.
Minha paixão, só fez aumentar e logo, já estava com um volume de "Olhos de cão azul" para cima e para baixo dentro do Campus. Não sosseguei enquanto não li "A triste e incrível história de Cândida Erendira e sua avó desalmada".
A partir destes quatro livros, comecei a introduzir abo nas minhas conversas e ideias com meu povo do cinema e da literatura, nas conversas e filosofias de "mesa de bar".
Até que em 1998, fui fisgado por uma belíssima história de amor, chamada "O amor nos tempos do coléra". Era o golpe de misericórdia!
Tudo que eu precisava para selar a minha paixão e admiração pela obre de Gabriel Garcia Marques, sem nenhum tipo de contestação.
Daí, "12 contos peregrinos", "Do amor e outros demônios" e "Memórias de minhas putas tristes", apenas complementaram essa pequena lista de verdadeiros prazeres, a partir da leitura que o Gabo me proporcionou.
Ao mestre, dedico, toda minha reverência e admiração,
 
 
Obrigado, Gabo.
 
 
 
@mixsampa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!