sexta-feira, 20 de julho de 2012

Mesa aliada contra a incômoda TPM


Dor de cabeça, inchaço, dor nas mamas, ganho de peso, alterações no humor: sintomas da TPM. A nutricionista Liliane Oppermann ensina alimentos que fazem sua defesa  
Melancia. A fruta tem altas quantidades de magnésio, que em consequência das alterações hormonais do período é o nutriente mais perdido na TPM. Além disto, contém bastante água, diminuindo o inchaço.
Nozes e castanhas. Ricas em gorduras boas, as famosas ômega 3 e 6, estas oleaginosas estão relacionadas com a melhora do humor e ajudam na TPM regularizando o desequilíbrio hormonal característico da fase.
Leite e derivados. Ricos em cálcio, nutriente muito perdido nesta fase e que tem importância impar na saúde. De preferência, utilize leite e iogurtes desnatados ou 0% de gordura. Quanto aos queijos, prefira os brancos. São menos calóricos e podem ser comidos em maior quantidade!
Grãos. Ervilha, lentilha e feijões também aliviam os sintomas da TPM devido ao alto teor de carboidratos complexos e proteínas, além disso, ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, estabilizando o humor e a ansiedade. A soja também é excelente, pois é fonte de estrogênio vegetal e alivia os sintomas.
Hortaliças verdes e laranjas. Couve, mostarda, brócolis, cenoura, pimentão, abóbora ajudam a reduzir a hipoglicemia e a regular o sangramento menstrual intenso, além da acne pré-menstrual.
Alimentos integrais. Arroz integral, pão e cereais são ricos em vitamina B6, combatem o enjôo e a retenção de líquidos, além de colaborar com o bom funcionamento do intestino.

Outros controles
  • Reduza a ingestão de cafeína, chocolates e alguns refrigerantes, pois a cafeína presente neles aumenta a ansiedade e a instabilidade emocional. O chocolate, além de ser calórico, retém líquido.
  • É importante controlar a ingestão de sal e de alimentos ricos em sódio, como enlatados, embutidos, refrigerantes, temperos prontos e caldos de carne.
  • Evite também bebidas alcoólicas, pois geralmente provocam dores de cabeça, depressão e fadiga.
  • Pratique exercícios físicos, pois também colaboram com o controle dos sintomas na TPM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!