sexta-feira, 14 de setembro de 2012

UMAMI: o quinto gosto!

Existem cinco gostos básicos: doce, salgado, azedo, amargo e o umami! Mas o que é esse tal de umami?! Esse sabor é desencadeado pelo ácido glutâmico, um aminoácido presente naturalmente nos alimentos. Assim, o umami é encontrado principalmente em alimentos ricos em proteína, já que os aminoácidos são seus principais componentes.




Nosso paladar não percebe a ausência do umami, mas quando está presente sentimos aquele sabor de 'algo a mais'. O glutamato é encontrado na forma 'livre' e na forma 'ligado', mas é somente na forma livre (que não é ligado à proteína) que o sabor dos alimentos é realçado.

O primeiro contato que temos com o umami é ao nascer, através do leite materno. Algumas pesquisas revelam que o bebê nasce com papilas gustativas apenas para o doce e para o umami, os demais gostos são percebidos conforme a criança se desenvolve.

Alguns dos alimentos mais ricos em glutamato são: tomates, carnes, aves, peixes, cogumelos, queijos, derivados do leite, milho, brócolis e aspargo. Existem duas preparações tipicamente brasileiras que são combinações bem sucedidas do umami, são elas: a feijoada e a moqueca de peixe! A mistura de ingredientes ricos em umami faz com que esses pratos sejam tão apreciados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!