sábado, 15 de setembro de 2012

Meditação ajuda mulheres na luta contra o desequilíbrio hormonal


Sintomas que levam as mulheres à loucura.
"Eu fiquei três anos fazendo tratamento médico”, disse Cecília.
"Só conseguia dormir se tomasse o sonífero. Se não", contou Rosana.
"Era muito ruim. Muito ruim mesmo", revelou Sônia.
Nem o nome ajuda: climatério, menopausa.
"Eu achava que estava fadada a morrer assim", lembrou Sônia Temperani, bancária aposentada.
E não é exagero. Nessa fase da vida, as mulheres até sentem saudade da TPM, que acontecia apenas uma vez por mês. Na menopausa, elas dizem que a TPM é diária.
"Ela falava que eu ronco, eu não sei. Nunca vi”, disse Edson de Oliveira, carteiro aposentado.
“A insônia e ainda mais alguém roncando do lado?”, perguntou o repórter.
“Mas, sem brincadeira, é muito ruim quando você está com insônia e tem alguém dormindo bem. Sabe. Aquele sono dos deuses do seu lado e você não consegue dormir. E a pessoa está lá e dorme, dorme”, afirmou Cecília de Carvalho, modelista aposentada.

E dona Cecília amanhecia procurando o sono.

"Agora ela está dormindo demais, Edson?”, questionou o repórter.
“Agora está, às vezes eu levanto e ela fica dormindo, aí, eu é que tenho que botar aquela canequinha no fogo pra esquentar”, revelou Edson.
O teste definitivo da cura foi na noite anterior à gravação da entrevista. Dia de jogo, pela primeira vez o Corinthians campeão da Libertadores.
"Naquele horário que estava no jogo, não tinha fogos nenhum, aí ela dormiu, acho que embalou. Agora, depois, rapaz, do jogo que acabou meia-noite. Aí, o foguetório foi geral, eu falei ‘vixe, essa mulher vai’. Mas cheguei lá, estava dormindo bem, aí, falei: ‘beleza’”, lembrou o carteiro aposentado.
“Se eu deitar pra dormir, agora eu durmo mesmo", disse Cecília.
E esse "milagre" de dona Cecília tem nome: "Graças a Deus, a meditação foi a salvação”, completou.
Quem diria. Quando os pesquisadores da Unifesp apostaram na meditação, não esperavam um resultado tão promissor. Eles conseguiram praticamente acabar com o desconforto provocado pela menopausa.
"Você conseguir fazer com que a paciente não desperte mais à noite, durma mais do que cinco ou seis horas, tenha um sono regenerador e tenha uma qualidade de vida melhorada, diminuição do seu stress, da sua ansiedade, esse conjunto faz com a gente fique muito feliz e entenda que temos uma técnica dentro da gente, fácil, barata e simples, que se aplicada de forma constante pode ter benefícios pra toda saúde", afirmou o pesquisador da Unifesp, Marcelo Csermak.
Meditar uma vez por semana, de 15 a 30 minutos. Foi o bastante para as pacientes voltarem a dormir bem.
"Eu recomendo acrescentar essas terapias que nós já conseguimos comprovar benefícios à terapia tradicional. Porque nós acreditamos que o paciente seja um complexo, um conjunto de corpo, mente e alma, e tudo o que a gente fizer pra beneficiar esse paciente é lucro ebenefício para ele mesmo", ressaltou Helena Hachul, coordenadora das pesquisas da Unifesp.
A meditação também melhorou muito os níveis de atenção, de memória e de concentração de todas as voluntárias. E o mais importante: sem a necessidade de remédios.
"Insônia, eu não tenho mais, com certeza. As dores de cabeça também não. Que eram crônicas, principalmente na parte da manhã. E aqueles calores raramente me incomodam. E eu atribuo essa melhora à meditação porque é o único tratamento que eu estou fazendo nesse período", contou dona Cecília.
René Brandão tem 56 anos de vida e ninguém daria essa idade pela aparência. Que mulher não gostaria? Mas chegar até aqui exigiu muita paciência.
"Quando eu tinha 47, 48 anos, a indicação era sempre reposição hormonal. Falava sempre de exercícios físicos, caminhadas, mas coisas que eu não gostava. O exercício físico que me satisfazia era yoga, eu voltava da aula já bem, me sentia ótima. A yoga chegou por acaso porque eu precisava curar a ansiedade, a ansiedade que me privava do sono", revelou René.
Yoga contra os males da menopausa é uma pesquisa inédita, também feita na Unifesp, que surpreendeu pelo resultado positivo.
"Eu não precisava chegar na minha hora de fazer yoga pra respirar. Então, eu comecei a notar que o meu sono começou a melhorar por conta desse controle da ansiedade", disse René.
Agora, os médicos preparam uma nova etapa, com mais prazo, para aprofundar a investigação. Mas os benefícios da yoga já podem ser comparados com os da meditação.
"Através dessas técnicas de concentração, de introspecção, elas fazem o contato com o sagrado. De acordo com a fé de cada um. E hoje, a gente já percebe que a espiritualidade, que a fé, elas são muito importantes na melhoria da qualidade de vida e de muitos aspectos relacionados à saúde", contou Ruy Ferreira Afonso, pesquisador da Unifesp.
Quem participou da experiência só falta agradecer de joelhos. E para todas as mulheres, é uma esperança de realizar um sonho de consumo que parecia impossível.
"Eu nem lembro que eu tenho menopausa. Você não fica pensando, ‘eu estou numa fase de climatério porque eu estou na menopausa’. Você não fica pensando nisso todos os dias. Isso aí é uma fase que passa e a gente só lembra quando tá passando mal. Quando você não tem os sintomas, nem lembra, nem pensa nisso", completou a artesã Rosana Guerreiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!