quinta-feira, 29 de setembro de 2011

POLÊMICA : Cientistas brasileiros desenvolvem o feijão transgênico

A Embrapa desenvolveu uma semente modificada geneticamente para produzir um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros. A novidade desencadeou uma polêmica entre os cientistas - e só poderá chegar aos supermercados se for autorizada pelo governo.
É sabor que está no prato do brasileiro.
“Cresci comendo feijão e vou morrer comendo feijão”, diz um rapaz.
O Brasil é o maior consumidor de feijão do mundo e agora, cientistas da Embrapa criaram uma nova planta resistente ao vírus do mosaico dourado, transmitido pela mosca branca - o terror dos produtores de feijão.
Para criar a semente transgênica, foi colocado um pedaço do gene do vírus em uma célula da planta. A célula modificada ativa as defesas do feijão e assim, a semente já nasce pronta para impedir a contaminação pelo vírus.
Em uma plantação atacada pela mosca branca, é possível ver a diferença:
as plantas transgênicas não são afetadas - as convencionais, ficam doentes e param de produzir. Hoje, a única forma de combater a praga é com inseticida.
Os pesquisadores afirmam que os testes feitos com animais provam que o feijão transgênico é seguro para consumo humano e mantém o valor nutritivo do feijão convencional.
“Mesmo teor de ferro, proteína, de vitaminas que são encontrados no feijão convencional. O sabor também é exatamente o mesmo”, afirma o pesquisador da Embrapa Francisco Aragão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!