quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

O sentido de uma luta

Talvez, seja difícil para quem tem menos de 30 anos, imaginar a importância de Nelson Mandela. Claro que isso não é desculpa para a ignorância. Não sou do tempo de Mandela. Quando nasci, o cara já estava preso.
A primeira vez que ouvi falar em Mandela foi em 1988 e em pleno carnaval da Bahia. Existiu uma banda de muito sucesso na década de 80, chamada Banda Reflexus, aquela de "Madagascar". No primeiro disco desta banda que estourou nas rádios de Salvador, tinha uma música chamada "Libertem Mandela". A música tinha um balanço maravilhoso, mas ao ouvir a letra, procurei saber quem era esse tal Mandela.
Naquela época, não existia internet e a história da luta de Mandela na África do Sul, não era uma coisa de domínio público. Acredito que muitos jovens como eu, ouviram falar de Mandela pela primeira vez na letra da música de Rei Zulu.


Minha curiosidade, me fez ir além e querer saber quem era Mandela, nosso grande irmão! Ser negro na década de 80 não era como hoje então, todo negro mais informado e conscientizado, precisava ter uma opinião formada sobre racismo, preconceito, discriminação, exploração de mão de obra barata, escravagismo, movimentos sociais de resistência, relações inter-raciais, estética afro e coisas do tipo, senão, era engolido pelo sistema. 
Quando eu soube, de fato quem era Mandela e porque ele estava preso, meu sentimento de solidariedade bateu direto no peito e desde então, a dimensão deste homem só aumentou perante meus olhos e minha mente.
Era altamente estimulante, saber que em algum lugar do mundo e mesmo na distante África do Sul, existia um homem que liderava movimentos e lutava contra o preconceito e contra as desigualdades sociais. 
Saber da luta de Mandela, me tornava melhor, me tornava mais confiante, me tornava mais negro e mais orgulhoso da minha raça. Mandela era daqueles seres iluminados com uma essência de crença tão grande que transformava a todos e fazia sua história romper fronteiras numa época onde globalização ainda era um sonho a ser alcançado.
Fui, sou e serei fã de Mandela porque entendo que um homem que passou o que ele passou, preso injustamente por um regime racista por 27 anos poderia e teria todo direito de ter o coração infestado de ódio e desejo de vingança, mas Mandela transcendeu a isso...
Mandela transcendeu a tudo e transformou todo o seu sofrimento numa conquista. Por isso, esse homem pra mim, merece todo o meu respeito e admiração. Por isso, me sinto tão só, neste momento, me sinto orfão de uma personalidade que sem saber da minha existência, me foi tão importante como ícone, como referência de ideal de luta contra injustiças e de sabedoria como liderança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!