quinta-feira, 15 de novembro de 2012

OVO
 
 No Brasil a maioria dos ovos consumidos são de galinha da espécie Gallus domesticus, podendo ser de granja ou caipira. Este alimento é constituído por casca, clara e gema. A casca é composta por carbonato de cálcio, possui pequenos poros para trocas gasosas. A coloração depende da raça e linhagem da ave e não do valor nutritivo, como muitos acreditam. A clara é composta por uma mistura de água e proteínas de elevado valor biológico, principalmente por ovo albumina, conoalbumina, lisozima e ovoglobulina. A gema é rica em carotenoides, cerca de 34% é gordura, sendo desta 5% colesterol.
É um alimento muito nutritivo, fonte de proteínas de boa qualidade, ácidos graxos saturados e insaturados, vitaminas lipossolúveis A e D e vitaminas do complexo B. Sendo assim, seu consumo é importante para vegetarianos ovo-lacto (alimentação que inclui ovos, leite e seus derivados e exclui todos os tipos de carne) já que as carnes e vísceras são as principais fontes de vitamina B12. A quantidade de minerais presentes depende da alimentação da ave, destacando-se o fósforo e o ferro. A luteína e zeaxantina são carotenoides com atividade antioxidante, presentes em alimentos de cor amarela alaranjada, como a gema do ovo. Estudos mostram que essas substâncias ajudam a prevenir doenças oftalmológicas, como a catarata.
 A colina, também encontrada na gema do ovo, é essencial para metabolismo e catabolismo de lipídios, formação das membranas celulares e para síntese de acetilcolina, um importante transmissor que influencia na função do cérebro, coração, músculo e outros órgãos.
O ovo apresenta elevado teor de colesterol (397 mg por 100g) e a recomendação diária é de no máximo 300 mg por dia, ou seja, um ovo por dia já supre a quantidade de colesterol que o organismo necessita. Porém, atualmente há divergências dos profissionais da área quanto a exata recomendação diária deste alimento, pois as principais vilãs para a saúde cardiovascular são a gordura saturada e a gordura trans, e não o colesterol.

Em resumo: apesar de um alimento rico em nutrientes, apresenta elevada quantidade de lipídios e colesterol, sendo que algumas formas de preparo, como o ovo frito, aumentam ainda mais o teor de gorduras. Portanto, prefira preparações cozidas

Composição nutricional do ovo de galinha inteiro e cozido, por 100g do alimento:
Energia
(Kcal)
Proteína
   (g)
Lipídios 
    (g)
Colesterol  
    (mg)
Carboidratos 
      (g)
Cálcio
  (mg)
  Fósforo 
   (mg)
Ferro
  (mg)
Sódio  
  (mg)  
Retinol
(mcg)
146
   13
    9,5
     397
      0,6
   49
   184
   1,5    
  146
  32
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), 2006

http://www.nutricaoemfoco.com.br/pt-br/site.php?secao=alimentos-N-P&pub=5084

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!