sábado, 24 de novembro de 2012

Personagens infantis são vilões da alimentação das crianças

 Levar uma criança ao supermercado pode não ser uma boa experiência. A conta acaba ficando mais cara e os pais são obrigados a ceder aos apelos para comprar produtos nem sempre saudáveis para a saúde.

Um estudo realizado na Universidade de Yale Rudd Center para Política Alimentar e Obesidade, em Connecticut, nos Estados Unidos aponta alguns vilões (ou aliados) da alimentação das crianças: os personagens de desenhos animados.

De acordo com o resultado da pesquisa, mais de 50% das crianças acham que um produto que tem a embalagem decorada com personagens animados é mais gostoso que o mesmo produto embalado em um pacote sem ilustrações.

Entre 73 e 85% das crianças que participaram do estudo disseram preferir comer um produto com embalagem de seu desenho favorito a um lanche saudável. Os pesquisadores trabalharam com 40 crianças com idades entre 4 e 6 anos de idade.

Os coloridos personagens de TV aparecem em embalagens de produtos há anos. Embora existam produtos saudáveis com a marca deles, como frutas e verduras, geralmente eles são usados para enfeitar pacotes de batata frita, balas, doces, sorvetes e diversas de outras guloseimas.

Mesmo sendo bastante comum, a prática é condenada por especialistas em nutrição. Para a autora do estudo, Christina Roberto, as crianças não têm a capacidade de entender o poder de persuasão do marketing e, por isso, é preciso protegê-las. Ela diz que um bom caminho seria usar os mesmo personagens para divulgar produtos saudáveis para a saúde infantil.

De acordo com dados do estudo, nos Estados Unidos, as empresas de alimentos e bebidas investem cerca de US$ 1, 6 bilhão para atrair a atenção das crianças para seus produtos. 
Fonte:  http://revistaepoca.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!