Levar uma criança ao supermercado pode não ser uma boa experiência. A
conta acaba ficando mais cara e os pais são obrigados a ceder aos apelos
para comprar produtos nem sempre saudáveis para a saúde.
Um estudo realizado na Universidade de Yale Rudd Center para Política Alimentar e Obesidade, em Connecticut, nos Estados Unidos aponta alguns vilões (ou aliados) da alimentação das crianças: os personagens de desenhos animados.
De acordo com o resultado da pesquisa, mais de 50% das crianças acham que um produto que tem a embalagem decorada com personagens animados é mais gostoso que o mesmo produto embalado em um pacote sem ilustrações.
Entre 73 e 85% das crianças que participaram do estudo disseram preferir comer um produto com embalagem de seu desenho favorito a um lanche saudável. Os pesquisadores trabalharam com 40 crianças com idades entre 4 e 6 anos de idade.
Os coloridos personagens de TV aparecem em embalagens de produtos há anos. Embora existam produtos saudáveis com a marca deles, como frutas e verduras, geralmente eles são usados para enfeitar pacotes de batata frita, balas, doces, sorvetes e diversas de outras guloseimas.
Mesmo sendo bastante comum, a prática é condenada por especialistas em nutrição. Para a autora do estudo, Christina Roberto, as crianças não têm a capacidade de entender o poder de persuasão do marketing e, por isso, é preciso protegê-las. Ela diz que um bom caminho seria usar os mesmo personagens para divulgar produtos saudáveis para a saúde infantil.
De acordo com dados do estudo, nos Estados Unidos, as empresas de alimentos e bebidas investem cerca de US$ 1, 6 bilhão para atrair a atenção das crianças para seus produtos.
Um estudo realizado na Universidade de Yale Rudd Center para Política Alimentar e Obesidade, em Connecticut, nos Estados Unidos aponta alguns vilões (ou aliados) da alimentação das crianças: os personagens de desenhos animados.
De acordo com o resultado da pesquisa, mais de 50% das crianças acham que um produto que tem a embalagem decorada com personagens animados é mais gostoso que o mesmo produto embalado em um pacote sem ilustrações.
Entre 73 e 85% das crianças que participaram do estudo disseram preferir comer um produto com embalagem de seu desenho favorito a um lanche saudável. Os pesquisadores trabalharam com 40 crianças com idades entre 4 e 6 anos de idade.
Os coloridos personagens de TV aparecem em embalagens de produtos há anos. Embora existam produtos saudáveis com a marca deles, como frutas e verduras, geralmente eles são usados para enfeitar pacotes de batata frita, balas, doces, sorvetes e diversas de outras guloseimas.
Mesmo sendo bastante comum, a prática é condenada por especialistas em nutrição. Para a autora do estudo, Christina Roberto, as crianças não têm a capacidade de entender o poder de persuasão do marketing e, por isso, é preciso protegê-las. Ela diz que um bom caminho seria usar os mesmo personagens para divulgar produtos saudáveis para a saúde infantil.
De acordo com dados do estudo, nos Estados Unidos, as empresas de alimentos e bebidas investem cerca de US$ 1, 6 bilhão para atrair a atenção das crianças para seus produtos.
Fonte: http://revistaepoca.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!