Não descarte talos, folhas e cascas! Desprezá-los significa muitas vezes perder a maior parte dos nutrientes do alimento. Então, incorpore-os em sua alimentação! Com uma pitada de criatividade, dá para preparar um cardápio completo, delicioso, nutritivo e super baratinho. Bom, né? Para te ajudar, aqui vai uma receitinha:
Bolinho de folhas e talos (talos de couve, agrião, espinafre, brócolis e folhas de cenoura, couve-flor, rabanete e beterraba)
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
3 xícaras (chá) de talos e folhas bem picados
1 xícara (chá) de leite
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 pitada de noz moscada
1 punhado de cheiro-verde picado
óleo para refogar e para fritar
Faça um refogado com a cebola, o alho e os talos e folhas. Acrescente a farinha misturada com o leite e deixe cozinhar, mexendo sempre, até formar uma mistura homogênea. Tempere com sal e pimenta e acrescente a noz-moscada. Por fim, junte o cheiro-verde. Leve ao fogo uma panela com óleo para esquentar e, com a ajuda de duas colheres, faça os bolinhos e frite-os no óleo bem quente. Retire-os com uma escumadeira e coloque-os em uma travessa forrada com papel absorvente.
Sobraram salsichas do churrasco de domingo? Corte-as em bocadinhos, refogue uma cebola em azeite, com caldo de carne, alho, louro e pimenta preta, junte água e deixe ferver. Adicione as salsichas e uma lata de cogumelos laminados, bem como um pacote pequeno de macedónia de legumes. Sirva com arroz branco.
- Restos de peito de peru, podem ser cortados em cubos e adicionados a um refogado de cebola, azeite, alho, pimenta e salsa picada. Junte ainda uma lata de cogumelos laminados.
– E sobrou-lhe arroz branco? Utilize-o para fazer bolinhos de arroz assado.
– A carne cozida pode ser usada como recheio de panquecas ou pastéis: moa a carne e misture um ovo, queijo ralado e temperos.
– Se lhe sobrou puré de batata, forme pequenas bolinhas, polvilhe com pão ralado e frite como se fossem croquetes.
– Tempere fatias de pão com azeite de oliva, sal e temperos e doure levemente no forno. Sirva como entrada ou com sopas. O pão duro pode também ser utilizado para fazer diversas sobremesas, como o pudim de pão.
– Reutilize os restos legumes para preparar quiches e tartes. Basta juntar carne, peixe, marisco ou soja e tem um prato rápido e cheio de requinte.
– Os restos de frango podem ser utilizados para fazer uns folhadinhos deliciosos: desfie o frango, faça um refogado e junte natas. Corte quadradinho de massa folhada e coloque no centro um pouco de recheio. Feche-os, pincele com ovos batidos e leve ao forno.
- Os restos de peixe cozido podem ser aplicados na preparação de soufflés ou como recheio de rissóis e empadas. Outra ideia é misturar restos de peixe com camarão ou outro marisco e fazer um empadão. Ou, em alternativa, pode misturar um molho cremoso para espalhar sobre tostas. Para render mais, pode juntar atum em lata.
- Que tal surpreender a família com um chá diferente: use as cascas das maçãs para preparar essa bebida.
O segredo é usar a sua criatividade no aproveitamento das sobras da comida e reinventar novos pratos, e com certeza sempre se poupa no orçamento mensal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!