A portaria da agência, na verdade, se refere apenas a produtos injetáveis. Não há qualquer vedação ao uso e venda de medicamentos fitoterápicos de via oral que contenham chá verde e possuam registro na Anvisa.
O órgão publicou resolução no “Diário Oficial da União” nesta segunda e a medida passa a valer. Segundo a agência, ficam proibidas ainda a fabricação, manipulação e a distribuição de produtos e medicamentos injetáveis feitos à base de extratos vegetais e que não possuam registro na Anvisa.
A Anvisa justifica a suspensão alegando que não existem estudos realizados pelo órgão que tenham constatado a segurança e eficácia destes medicamentos.
A agência tomou a decisão ao identificar propagandas na internet de tratamentos estéticos e combate à gordura localizada que sugerem o uso de formulações injetáveis contendo chá verde isolado ou associado a outras substâncias.
Em nota, a Anvisa esclareceu que o produto chá verde para ingestão por via oral é dispensado de registro e pode ser usado normalmente.
fonte: g1.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!