quinta-feira, 26 de abril de 2012

É mesmo?!

Que PICOS é considerada a CAPITAL DO MEL, isso todo mundo já sabe.. Mas o que poucos sabem é que a nossa PICOS é uma das cidades que mais contribui para que o PIAUÍ seja considerado o MAIOR produtor de CERA DE CARNAÚBA do país, sendo que o BRASIL é o ÚNICO país do MUNDO que fornece esse tipo de matéria-prima de origem vegetal.! ;D

A extração do pó e da cera da carnaúba é a atividade extrativista mais importante do Estado e movimenta uma parte muito importante da economia local, gerando milhares de empregos diretos e indiretos.

E pra que serve a cera de carnaúba?!
A cera de carnaúba é ideal para criar coberturas extremamente fortes para pisos, automóveis, entre outros. Utilizada ainda em doces, vernizes, polimentos, cosméticos, fio dental, etc. E uma utilidade interessante para os nutricionistas de plantão, é que a cera pode ser utilizada na conservação de frutas , pois ela forma uma película protetora que impede a ação oxidante do oxigênio e evita a perda de água, prolongando o viço das frutas por quase o  dobro de tempo de uma fruta que não recebeu a aplicação da cera!



Um comentário:

  1. Eu sabia disso, A carnaúba economicamente é importante!

    ResponderExcluir

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!