quinta-feira, 26 de abril de 2012

Mito ou verdade?

Bem gente, agora resolvi fazer um post respondendo a dúvidas frequentes sobre determinados alimentos e hábitos de consumo, além de desvendar algumas crenças populares existentes em torno desses assuntos!

=>Suco de beterraba com laranja cura anemia?!
Mito. A beterraba contém uma pequena quantidade de ferro que não é bem absorvida pelo organismo, mesmo na presença do suco de laranja (rico em vitamina C) que melhora a absorção do ferro.
=>Limão "afina" o sangue?!
Mito. O limão é um alimento fonte de vitamina C que auxilia na absorção do ferro, mineral muito importante na constituição do sangue; não existe relação entre "afinar" o sangue.
=>Comer banana reduz cãibra?!
Verdade. As cãibras podem ocorrer por diversos motivos, um deles é pela falta do potássio. A banana é rica em potássio e pode contribuir para o desaparecimento das cãibras.
=>Comer manga com leite faz mal?!
Mito. Isso surgiu para evitar que os escravos roubassem leite das fazendas, já que havia muita manga disponível para eles. Não existe nenhuma comprovação científica de que estes alimentos, quando ingeridos em conjunto, façam mal à saúde.
=>Dormir pouco engorda?!
Verdade. A redução de horas de sono desencadeia mecanismos que estimulam a glândula suprarrenal a produzir mais cortisol, um dos hormônios que aumentam em situações de estresse. Dessa forma, o cortisol prepara o organismo para o perigo iminente e, para tanto, ajuda a acumular gordura, em especial gordura abdominal, que é a mais maléfica para a saúde.
=>Água com açúcar acalma?!
Mito. Quando ingerido, o açúcar vai para o estômago, onde é transformado em dois compostos: frutose e glicose. Ele é transformado em uma importante fonte de energia para o corpo, no entanto não tem nenhuma propriedade sedativa sobre o sistema nervoso.


5 comentários:

  1. Ou meu Deus, tanto suco de beterraba tomado em vão!kkkkk

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkk, ainda bem q n tomei mto, mas q ja ouvi d ++ q limão afina o sangue !!rsrs

    ResponderExcluir
  3. Tbm escuto isso sempre Cibele!

    ResponderExcluir
  4. dormi pouco engorda, pra mim é mito, se fosse já tava uma baleia...durmo pouco demais!srsrsrsr

    ResponderExcluir

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!