sábado, 21 de abril de 2012

Sucos Desintoxicantes para Ressaca

 Você sabia que as frutas são o maior reservatório de energia solar (prana) da natureza?
Que as folhas verdes são ricas em ferro (corpo físico) e magnésio (corpo espiritual), proporcionando maior equilíbrio e serenidade?
Que o limão cumpre o papel fundamental de ajudar na assimilação de todos os nutrientes benéficos à saúde?


Os sucos desintoxicantes devem ser preparados com frutas, brotos, folhas e hortaliças. Trata-se de uma alternativa prática e econômica de incluir rapidamente hábitos saudáveis na dieta diária.
Um coquetel de alimentos vivos, ricos em sais minerais, vitaminas, fibras, água, clorofila e antioxidantes. São eficientes para desintoxicar, hidratar, tonificar e resgatar a vitalidade. Agem rapidamente no fortalecimento do sistema imunológico, ajudam na prevenção de inúmeras doenças e retardam o envelhecimento precoce das células.

Uma opção interessante são os sucos verdes ou clorofilados, que vêm ganhando espaço nos últimos anos como uma alternativa para facilitar e aumentar o consumo das folhas verdes, tão ricas em sais minerais como o ferro e o magnésio e algumas vitaminas, principalmente as antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce das células. São sucos energizantes e equilibrantes, especiais para cuidar do sistema digestivo e excretor.
Porém, isso não significa que se deve trocar o prato de salada verde por um copo de suco. Os sucos são uma alternativa a mais para colocar os vegetais na alimentação e de acelerar os processos de desintoxicação e limpeza do organismo. Com os coquetéis verdes, é possível reunir grande quantidade de nutrientes em uma pequena refeição. Na centrífuga, três folhas de couve se transformam em meio copo de suco, por exemplo.

Esses sucos também podem ser preparados no liqüidificador, desde que não sejam coados depois. O interessante é que dessa maneira as fibras dos vegetais são "quebradas" e interferem menos na absorção da clorofila, substância que dá pigmento verde às plantas e é benéfica ao organismo. Resultado: aproveita-se a clorofila sem eliminar as fibras, igualmente importantes.

Para tornar mais agradável o sabor das misturas, as receitas podem conter frutas como o limão, a laranja, a maçã ou a manga, brotos como os de feijão ou de alfafa, sementes como a de girassol ou de linhaça e raízes como a cenoura, a beterraba ou o inhame.
A presença de uma fruta cítrica como o limão, ricas em vitamina C, é fundamental para a fixação e assimilação do ferro e demais minerais.
Para que não percam seus efeitos terapêuticos, os sucos devem ser preparados sem açúcar e consumidos imediatamente.


E eu aposto que muita gente amanhaceu de ressaca hoje depois da calourada de ontem e vão amanhecer amanhã depois de curtir esse feriadão em pleno sabádo, né? Então que tal tomar um suco desintoxicante para aliviar os sintomas da ressaca? Experimente, além de serem uma delicia e fazer uma ''limpeza'' no seu organismo ainda servem para esse mal que perseguem muitos no fim de semana. Vai ai algumas receitas:

LARANJA COM COUVE
Ingredientes
2 laranjas
2 folhas de couve manteiga
pedras de gelo
adoçante a gosto
Modo de preparo
Bata o suco de laranja com a couve no liquidificador ou centrífuga, junte gelo e adoçante e tome em seguida.
Para facilitar tem outra opção: você pode triturar a couve primeiro com um pouco de água e encher os cubinhos de gelo com o líquido, quando congelar e só ir retirando do freezer o que precisar e misturar ao suco de laranja.
Pesquisei também algumas informações sobre as propriedades da couve.
Curiosidade sobre a couve

As couves, devido ao seu alto e valioso valor nutricional são um dos principais legumes utilizados na medicina tradicional desde a antiguidade. Julga-se mesmo que na antiguidade em algumas civilizações as couves eram utilizadas somente com o fim medicinal e não gastronômico. Nas antigas civilizações da Grécia e Roma costumava-se comer couve antes de uma refeição farta, ou simplesmente para prevenir doenças do estômago ou uma indisposição.

No Egito costumava ser uma prática comum ingerir algumas folhas de Couve em vinagre antes de um grande banquete ou festa, esta prática tinha como fim prevenir uma eventual ressaca. Mas é mais tarde, no final da idade média, após este vegetal ter ganhado uma grande popularidade entre os povos Europeus, que surge o termo "médico do povo" associado à couve. A couve era utilizada para a cura das mais diversas enfermidades, e havia ainda a idéia de se comer couve diariamente evitaria o aparecimento de doenças.
Algumas destas práticas sobreviveram ao passar dos milênios e ainda são hoje em dia utilizadas por muita gente. Porém os povos da antiguidade não estavam de todo errados quanto às propriedades da couve. Estudos e investigação nesta área têm revelado que a utilização das couves para a cura e prevenção de certas enfermidades é realmente eficaz devido à sua composição nutricional e por ser um anti-inflamató rio, antibiótico e anti-irritante natural.

Suco Turbinado

1 cenoura
1 fatia grossa de abacaxi
300 ml de suco de laranja
1 colher (sopa) de mel
 4 pedras de gelo
Modo de preparo: Descasque a cenoura e corte-a em rodelas. Coloque no liquidificador e acrescente o mel e o abacaxi picado. Coloque o suco de laranja e as pedras de gelo. Bata bem, coe e sirva.

A cenoura é rica em vitamina A, é excelente para pele, unha e cabelo e ajuda no envelhecimento saudável das células. Já o abacaxi é uma excelente fonte de hidratação e vai repor os sais minerais perdidos. O mel vai dar defesa para o corpo, além de aumentar a energia, diz a especialista. O suco de laranja ajuda na hidratação.


APROVEITEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!