sábado, 29 de outubro de 2011

Álcool: consumo e riscos



Nos últimos anos o consumo de álcool vem aumentando em todo o mundo, sendo que pesquisas têm indicado que a maior parte desse aumento está ocorrendo em países em desenvolvimento. O consumo de álcool quando excessivo pode provocar diversas disfunções, causar dependência química, entre outras graves como cirrose, hipertensão, câncer, entre outras.

Alguns estudos indicam que o consumo moderado de álcool pode diminuir o risco de morte por doenças coronarianas, assim como pesquisa recente que avaliou o risco de infarto do miocárdio entre pessoas que consomem álcool de forma leve á moderada, em comparação com pessoas que não consomem nenhum tipo de bebida alcoólica. De acordo com os resultados, essa relação, não houve dados suficientes para estabelecer a relação do consumo de álcool e a proteção de doença coronariana, incluindo ainda que se houver relação, essa é muito limitada.

Outro estudo investigou as relações entre consumo de álcool e múltiplos fatores de risco para aterosclerose em fumantes e não fumantes. De acordo com os resultados o hábito tabagista associado com o consumo de álcool possui relação para o risco de desenvolvimento de aterosclerose.

Sendo assim, além de ser um produto que não fornece nutrientes importantes de forma geral, o consumo de álcool está relacionado ao risco de desenvolver doenças graves, devendo ter seu consumo controlado e dependendo do caso, evitado.

Fonte: Nutrição em Pauta


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!