sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dieta hospitalar



Durante a internação hospitalar, a alimentação é de grande importância para o controle e recuperação dos pacientes, devendo ser indicada por profissionais de saúde. O desenvolvimento das refeições compete ao profissional da área da nutrição e sua equipe e deve atender todas as necessidades nutricionais dos pacientes, levando em conta suas restrições alimentares.

Porém, como pode ser observado em estudo recente, o ambiente hospitalar pode influenciar de forma negativa a aceitação da dieta pelos pacientes, o que pode prejudicar sua recuoeração e tratamento. Desta forma, estudo foi desenvolvido com o objetivo de identificar o grau de satisfação dos pacientes em relação ás dietas servidas em um hospital universitátio. De acordo com os resultados, de forma geral houve menor satisfação para a dieta hipossódica e branda hipossódica para diabetes em relação á temperatura, aparência, sabor/tempero.

Outro estudo avaliou a aceitação de dietas por pacientes internados em um hospital público no município de Florianópolis, Santa Catarina. De acordo com os resultados, a variedade, quantidade e a apresentação das refeições forma avaliadas de forma positiva. A temperatura e uso de temperos apresentaram menor satisfação.

De acordo com os estudos, evidencia-se a necessidade de desenvolver e aplicar medidas para a melhora dos critérios indentificados como insatisfatórios, assim como palatabilidade e temperatura da refeição servida, com o objetivo de melhorar a aceitação alimentar e assim a recuperação do paciente internado.
Fonte: Nutrição em Pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!