sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Certos alimentos prejudicam a absorção de cálcio pelo organismo

O cálcio representa em média, 2% do peso de uma pessoa e não está presente apenas nos ossos e dentes. Está presente nos músculos e dele depende a liberação de energia para a contração muscular. A coagulação do sangue depende de cálcio, além de outras funções, como absorção de vitamina B12, liberação de neurotransmissores e a secreção de insulina.

Estima-se que a quantidade diária ideal a ser consumida é de 1000mg por dia, o equivalente a três copos de leite integral mais uma porção de queijo amarelo. Ter um consumo abaixo desse valor pode desencadear doenças como osteoporose e hipertensão, além de facilitar fraturas ósseas por quedas.

Entretanto, alguns alimentos prejudicam a absorção de cálcio pelo organismo. Para não ficar sem mineral essencial à saúde do organismo, fique atento aos seguintes alimentos:

Sódio: encontrado principalmente no sal, o sódio aumenta a excreção de cálcio pela urina. A recomendação é que pessoas com osteopenia ou osteoporose eliminem o chamado sal de adição, aquele que acrescentamos à salada e a outros alimentos. Como tempero use limão, azeite e especiarias.

Café: misturar essa bebida com leite pode não ser tão indicado, dependendo das proporções de café e leite em sua xícara. A cafeína tem efeito diurético, o que faz com que o cálcio seja eliminado pela urina. Mas para chegar a prejudicar a absorção, a quantidade de café ingerida ao dia deve ser superior a 300mg, o que equivale a três xícaras médias da bebida.

Refrigerante: a bebida é rica em fósforo, que inibe a absorção de cálcio pelo corpo. Os refrigerantes de cola possuem além do fósforo, eles contam com cafeína, a mesma substância do café que aumenta a eliminação de cálcio pela urina.

Ácido oxálico: encontrado em gérmen de trigo, nozes, feijão, espinafre, tomate e acelga -aumenta a eliminação de cálcio pelas fezes. Um exemplo de alimento são os cereais integrais. No entanto, isso não significa que eles devem deixar de ser ingeridos, já que são ricos em fibras necessárias para o bom funcionamento do intestino.

Chocolate: além de ter cafeína, o chocolate conta com o ácido oxálico que aumenta a eliminação de cálcio pelas fezes. O chocolate ou achocolatado em pó adicionado ao leite tem o mesmo efeito.

Gorduras: existe um tipo específico de gordura que faz com que o cálcio seja liberado pelas fezes, em vez de ir para os ossos: os ácidos graxos saturados de cadeia longa, encontrados em manteiga e carnes gordurosas. Quando chega ao intestino, esse tipo de gordura forma uma substância chamada oxalato, que se liga às moléculas de cálcio, formando um complexo insolúvel, que carrega parte do cálcio ingerida nas fezes.

Excesso de proteínas: o organismo gasta muito cálcio para processar a proteína. Por isso, abusar nas fontes de proteínas pode aumentar a eliminação de cálcio pela urina, dificultando a sua absorção. Quem não é atleta precisa de 0,8 a 1g de proteínas diárias por quilo de seu peso. Os que excedem esse limite já tem a chamada dieta hiperproteica.

Fonte: Saúde Plena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!