segunda-feira, 31 de outubro de 2011


Picos- A Capital do mel, Capital do combustivel e Capital do Sul Piauiense
Além do calor de 100° (foi só pra descontrair), já sofreu com as enchentes da pra acreditar (leia o texto abaixo esqueça a preguiça)!!!!!

As enchentes

A população de Picos-PI, em sua história, já sofreu situações catastróficas, com chuvas intensas, provocando grandes enchentes do Rio Guaribas, com suas águas transbordando, alagando as suas margens e atormentando cruelmente as populações ribeirinhas, sobretudo a população da própria cidade, com prejuízos incalculáveis. Segundo história dos povos que viveram esse período de caos, nesse ano foi um período chuvoso em toda região piauiense, o que causou as cheias em diversos rios, o Guaribas por exemplo foi um deles. Esse acúmulo de água que ocorreu, inundou praticamente uma grande área do município de Picos, afetando diversas várzeas, e inundando diversas ruas fazendo com que a população procurasse abrigo nas encontas dos morros (principalmente no Morro da Mariana). Há relatos que a água do rio estavava tão forte que levava tudo que encontrava pela frente, como animais e árvores que foram arracadas. Inclusive a ponte (primeira ponte construída em 1949) construída pelo Rio Guaribas não aguentou e caiu. Com o passar do tempo chegaram alimentos e roupas enviadas pelo Governo Fereral.
A primeira grande enchente de que se tem notícia ocorreu nos dias 18 e 19 de janeiro do ano de 1861. Uma segunda enchente, em menor proporção, aconteceu no ano de 1904. Uma terceira grande enchente verificou-se em março de 1960, ocorrendo uma grande catástrofe, pois foram várias enchentes repetidas nos dias 9, 14, 18, 20, 23, 25, 26, 27, 28, 30 e 31 desse mês. Ocorreram mortes de pessoas, de animais, perdas de lavouras, destruição de residências, deixando muitas pessoas desabrigadas. Para se ter uma ideia mais precisa dos prejuízos sofridos, basta dizer que um proprietário em particular, o senhor Mestre Abraão, viu 111 de suas casas desabarem, ou seja, vilas inteiras.
Segundo o depoimento do Sr. José Manoel de Almondes que presenciou a época das enchetes relatou o seguinte:
"Foi um período de muitas chuvas, de chuvas intensas e torrenciais, choveu em muita região do Piauí, as pessoas viviam amedrontadas pela quantidade de água que acumulou em diversas ruas em Picos, muitas plantações destruídas e muitos animais mortos, me recordo muito bem da intensidade da água que foi acumulada no Guaribas. A água era tão intensa que levava tudo que tinha na frente, inclusive vi muitos animais, principalmente o gado sendo levado pela correnteza, presenciei o momento em que em que a ponte caiu, a água carregava tantas árvores que elas se prenderam nos pilares da ponte, e com a força da água ela não suportou, de repente ouvi um estralo muito forte e a ponte caiu, levando todo o material no qual a ponte era constituída. Depois que o período de enchente foi acabando, reconstruíram novamente a ponte, dando acesso a outra parte do município de Picos."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!