sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Consumo de banana



A banana, um dos produtos alimentares mais produzidos no mundo, fonte de nutrientes de grande importância como vitaminas e minerais é um alimento de alto consumo entre a população mundial.

Deste modo, estudos na área de sua produção e consumo são de grande importância, como pode ser observado em pesquisa recente, na qual foi verificado que a banana constitui uma alternativa interessante para compor saladas de frutas, porém apresenta curta vida de prateleira e deste modo após o mínimo processamento perde a firmeza e outras características rapidamente. Deste modo, o estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o efeito de uma mistura química para aumentar a vida de prateleira da banana. De acordo com os resultados, as fatias de banana tratadas com misturas químicas permaneceram com boas características para o consumo por até 3 dias de conservação.

Outro estudo estimou a disponibilidade de polifenóis totais em frutas e hortaliças consumidas no Brasil segundo macrorregião e identificou os principais alimentos-fonte que fazem parte do hábito alimentar nacional. De acordo com os resultados, a banana foi a principal fonte de polifenóis consumida no Brasil, variando conforme macrorregião. A estimativa de disponibilidade de polifenóis encontrada no Brasil foi semelhante à de outros países.

De acordo com os resultados observados, percebe-se a importância do desenvolvimento de estudos que aprimorem as técnicas para melhor consumo deste alimento, o qual possui propriedades nutricionais importantes, além de ser consumida por grande parte da população.


Fonte: Nutrição em Pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!