sábado, 29 de outubro de 2011

Teresina...Adorooo

Nasci em Picos, mas me considero uma cidadã teresinense, pois foi em Teresina que eu passei a maior parte da minha vida e passou a ser um lugar que aprendi a gostar e pra mim é o melhor lugar pra Morar!!

Localiza-se no Centro-Norte piauiense a 366 km do litoral, sendo, por tanto, a única capital da Região Nordeste que não se localiza às margens do Oceano Atlâtico. É a 19ª cidade do brasil, com 814.439 habitantes, sendo a 15ª maior capital de estado no Brasil. Está conurbada com o município maranhense de Timon e, juntos, aglomeram cerca de 953.172 habitantes, e toda a Região Metropolitana da Grande Teresina, aglomera mais de 1.135.920 habitantes. A única barreira natural que separa Teresina de Timon é o Rio Parnaíba, um dos maiores do Nordeste.


Teresina é a segunda capital com melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste segundo a FIRJAN,e segundo o IPEA é a terceira capital mais segura do Brasil  (perdendo apenas para Natal/RN e Palmas/TO. Teresina também é a terceira cidade onde mais acontecem seqüências de descargas elétricas no mundo. Por esta razão, a região recebe a curiosa denominação de "Chapada do Corisco". Seu lema é a frase "Omnia in Charitate", que significa, em português, "Tudo pela caridade". A cidade é a terra natal de Torquato Neto, poeta do Tropicalismo, e de Carlos Castelo Branco, colunista político do Jornal do Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!