sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Televisão e consumo alimentar



A televisão constitui atualmente um dos maiores veículos de comunicação, sendo um dos meios mais utilizados para se obter informações. As propagandas geram um mercado muito lucrativo através deste meio, divulgando produtos e serviços das mais variadas formas.

Pesquisa recente retrata o fato de que a exposição à promoção de alimentos influencia as preferências alimentares e consumo alimentar. De acordo com o estudo, os anúncios de alimentos tendem a promover alimentos considerados pouco saudáveis, contribuindo inclusive para o aumento da obesidade.

Outra pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de comparar a publicidade de alimentos transmitidos pela televisão para crianças, de vários países. De acordo com os resultados alimentos calóricos e pouco nutritivos constituíram a maioria dos objetos de propaganda, sendo mais elevado no período de maior audiência infantil. Estas propagandas também foram consideradas persuasivas para o público infantil.

Devido a relação existente entre a publicidade de alimentos e consumo, assim como o desenvolvimento de preferências alimentares, deve haver maior regulação em relação a orientação nutricional, uma vez que há livre acesso à informação, cabendo aos pais a oferta de uma alimentação adequada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!