domingo, 30 de outubro de 2011

CASO FERNANDA LAGES: PF já teria iniciado investigações

JUIZ NOLETO DEVE AUTORIZAR o pedido nesta semana para que o inquérito tenha valor jurídico
É quase unânime: todos querem a Polícia Federal no Caso Fernanda Lages. Há exatos 65 dias da misteriosa morte da jovem dentro do prédio em obras do Ministério Público Federal, na avenida João XXIII, zona Leste de Teresina, a discussão do momento gira em torno da PF trabalhando em cima do caso. Informações extra-oficiais dão conta de que a PF já teria começado a investigar.

É que a PF, não necessariamente, precisa de uma autorização judicial para investigar um crime. Quem explica é o consultor jurídico do 180graus, o advogado Wilson Gondim: “Basta o Ministério da Justiça autorizar, que é o que acontece no Caso Fernanda Lages. No entanto, vale ressaltar, é preciso que o inquérito tenha um valor jurídico. A Polícia Federal pode investigar crimes de competência da justiça estadual quando é requisitada pelo governador e autorizada pelo Ministro da Justiça. Também quando se trata de um crime de repercussão interestadual e que tenha perturbado a paz social”, afirma Gondim.
Já apareceram, confirmando de forma tácita ou pública, que estão a favor da entrada da PF no ‘Caso Fernanda Lages’: Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Governo do Estado, a família Lages, a família Castro, Ministério da Justiça, até a polícia civil, o ex-namorado Pablo e, é claro, a população, se basearmos pelos comentários sobre o assunto feitos pelos leitores através do Facebook. A PF, por conta de seu minucioso trabalho de investigação, se fecha totalmente para a imprensa. A assessoria não confirma que as investigações já foram iniciadas.
Por toda esta segunda-feira, dia 31, dando sequência ao pedido feito pelos promotores Alípio Santana, Eliardo Cabral e Ubiraci Rocha, do MPE, e dos procuradores Marco Túlio Caminha, Kelston Lages e Travanvan Feitosa, o juiz da 1ª Vara Criminal de Teresina Antonio Noleto deve conceder a autorização para investigação da PF no caso. Para relembrar como o assunto ‘Polícia Federal no Caso Fernanda Lages’ começou a ser discutido, basta lembrar que foi o próprio procurador Marco Túlio quem telefonou para os promotores Eliardo e Ubiraci oferecendo ajuda, já que a morte de Fernanda Lages ocorreu dentro do prédio em obras do MPF.
Além disso, a crise entre instituições, como a que envolveu MPE e Polícia Civil, só comprometeu ainda mais as investigações. A revolta da sociedade no que diz respeito à demora na elucidação aumentou. O governador Wilson Martins, percebendo esse prejuízo, foi a Brasília (DF) e conseguiu autorização junto ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para que a PF, com toda a sua credibilidade e aparato, entre no caso. Na quinta-feira passada o próprio coordenador estadual de Comunicação, Fenelon Rocha, anunciou o feito durante entrevista ao vivo, no programa Agora, apresentado pelo jornalista Silas Freire, na TV Meio Norte. Resta aguardar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!