domingo, 30 de outubro de 2011

Brasil termina Pan em 3º com 141 medalhas e 23 vagas para Londres-2012

Encerrado o Pan de Guadalajara, o saldo brasileiro foi de 141 medalhas e 23 vagas conquistadas em Londres-2012.  Das 93 vagas disponíveis, a delegação conseguiu 24,73%. O país ficou em terceiro lugar no quadro de medalhas com 48 ouros, dez a menos que Cuba, 2ª colocada (Confira o quadro completo no final da matéria). Treze modalidades ofereciam passaporte para os Jogos da capital inglesa, mas o país conseguiu a classificação em apenas cinco.
A delegação nacional até pode garantir mais uma com Cesar de Castro, bronze nos saltos ornamentais (trampolim 3 m), que vai recorrer à Fina (Federação Internacional de Natação), já que os mexicanos Yahel Ernesto Castillo (ouro) e Julian Isaac Sanchez (prata) já têm vaga olímpica. Mesmo assim pouco para as pretensões do COB (Comitê Olímpico Brasileiro).
Os últimos a garantirem vaga em Londres pelo Pan foram Erlon Silva e Ronilson de Oliveira, prata na canoagem na classe C2 1.000 m --o ouro foi dos cubanos Karel Aguilar e Serguey Torres, que já tinham vaga olímpica.
Os campeões das classes K1 200 m, K-1 1000 m, K-1 200 m feminino, K-1.500 m feminino, C-1 200 m masculino e C-1 1000 m masculino se classificam diretamente para Londres 2012. Mas o Brasil fracassou em todas.
No handebol, apenas a equipe feminina se classificou. O time masculino chegou perto, mas perdeu a final para a Argentina e vai ter de buscar a vaga no Mundial.
No hipismo, somente o torneio por equipes dava vaga nos Jogos. Na categoria CCE (Concurso Completo de Equitação), o Brasil ficou com o bronze e se classificou. Nos saltos, já estava classificado. E no adestramento, foi terceiro, mas somente os dois primeiros iam para Londres-2012.
No pentatlo moderno, os dois primeiros garantiam vaga. No feminino, apenas a atleta Yane Marques (prata) se classificou. Priscila Oliveira foi a nona colocada. No masculino, ninguém levou a vaga. Luis Magno e Wagner Romão ficaram em 11º e 12º, respectivamente.
No triatlo, Reinaldo Colucci foi ouro no individual e garantiu presença em Londres-2012. Diogo Martins (quinto) e Bruno Matheus (14º) ficaram fora. No feminino, Pamella Nascimento (bronze) e Flávia Fernandes (13ª) também desperdiçaram a chance de ficar com uma vaga antecipada.
No tiro, os campeões de 11 provas garantiam vaga em Londres. Ana Luiza Ferrão, na pistola 25 m, foi a única a levar um ouro, mas ela já tinha vaga assegurada desde 2010 pelo Campeonato das Américas.
No polo aquático, o Brasil foi bronze no masculino e no feminino e ficou com a vaga no Pré-Olímpico --mas apenas o ouro daria a vaga diretamente para Londres-2012.
Nos saltos ornamentais, o país só conseguiu pódio com Cesar de Castro (bronze), mas tanto no trampolim 3 m como na plataforma 10 m a vaga olímpica estava reservada para os campeões. Nenhum levou ouro.
No tênis de mesa, o Brasil foi campeão por equipe (no masculino), mas apenas o título no individual (masculino e feminino) classificavam diretamente para os Jogos Olímpicos.
104 CLASSIFICADOS
A menos de um ano de Londres-2012 (previsto para julho próximo), a delegação já tem 104 atletas classificados e, por enquanto, é menor do que a enviada na última Olimpíada. Em Pequim-2008, o país mandou a maior delegeção da história. Foram 277 atletas (144 homens e 133 mulheres).
O resultado em Pequim foi também o melhor da história do Brasil na Olimpíada, com 15 medalhas (três ouros, quatro pratas e oito bronzes). O resultado havia igualado o de Atlanta-1996, também com 15 medalhas, mas com uma prata a menos (três ouros, três pratas e nove bronzes).
Em junho último, há um ano da Olimpíada, o COB disse que a expectativa em Londres-2012 é repetir o desempenho de Pequim, quando terminou na 23ª posição no quadro de medalhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!