quarta-feira, 12 de outubro de 2011

CHIA - salvia hispanica L.


A semente que elimina gordura!
As sementes de chia (salvia hispanica L.) são pequeninas pretas, brancas ou acinzentadas, considerado por muitos especialistas em nutrição um superalimento da natureza, ou seja, alimentos mais poderosos, funcionais e nutricionais do mundo, porque são uma excelente fonte de fibra, com antioxidantes e minerais, e a fonte vegetal conhecida mais rica em ácidos gordos ômega 3.
Características nutricionais
As sementes de chia são ricas em antioxidantes, cálcio, ferro, fósforo, selénio, potássio e magnésio. São ainda uma boa fonte de proteínas (cerca de 16g/100g), apresentando todos os aminoácidos essenciais, e de fibras solúveis e insolúveis.
A chia é considerada uma das melhores fontes de ácidos gordos ómega 3 e 6, proporcionando o rácio perfeito entre o ómega 3 e ómega 6, o que é ideal para uma alimentação saudável. O ómega 3 é um nutriente muito importante sobretudo para crianças, grávidas, estudantes ou para quem tenha uma atividade essencialmente intelectual.
Análise nutricional resumida (por 100g):
·         Energia: 2471 KJ / 595 Kcal
·         Proteínas: 16g
·         Hidratos de carbono: 44g
·         Lípidos: 31g
Ajuda a perder peso porque...
Causa saciedadesuas sementes são mucilagenosas, ou seja, ricas em fibras alimentares solúveis e insolúveis. Ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. Diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta e o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores.
Desintoxica – Estas mucilagens presente na semente de chia são benéficas para os intestinos. Em primeiro lugar podem fixar até 12 vezes o seu peso em água, o que faz que melhorem a qualidade e a consistência das fezes em caso de diarréia. Além disso, estes mucopolissacarídeos constituem também uma camada de mucilagem na parede intestinal de tal modo que as bactérias patogênicas são travadas nos seus efeitos danificadores e que as mucosas do intestino possam recuperar mais depressa.
Combate a inflamação – a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle do apetite.
Benefícios
·         Ajuda o corpo a entrar em forma;
·         Colabora na redução do colesterol;
·         Controla a pressão arterial elevada e a diabete;
·         Ajuda na formação óssea;
·         Previnem o envelhecimento precoce, problemas cardiovasculares, estados depressivos;
·         Melhora a imunidade do organismo;
·         Nos casos de azia, consumir 1 colher de chá de sementes de chia dissolvidas durante alguns minutos num pouco de água, ajuda a absorver o excesso de ácido;
·         Devido à sua riqueza nutricional e ao fato de saciarem facilmente são muito úteis para atletas ou para quem procura um aporte extra de energia;
·         E como são isentas de glúten, são uma excelente opção também para celíacos;
·         Todos podem beneficiar da riqueza nutritiva da chia, incluindo os animais de estimação.
Contra indicações
Devido ao alto teor calórico, o excesso de sementes pode levar ao ganho de peso. Logo, para emagrecer, coma apenas a quantidade indicada na matéria.
Como consumir?
Para consumir as sementes basta misturá-las, inteiras ou moídas, em iogurtes, saladas, batidos, sopa, pratos de massa.
Moídas podem substituir uma quantidade da farinha em receitas de pão, biscoitos ou bolos.
Pode ainda misturar uma colher de sopa de sementes a 250 ml de água (aumentam cerca de 9 vezes o seu volume), deixar repousar uns minutos e beber simples, misturado com sumo de limão ou com batidos de frutas.
Pode também usar as sementes dissolvidas em água em algumas receitas como substituto do ovo.
As sementes de chia, ao contrário das de linhaça, não precisam ser cozidas ou moídas para se usufruir dos seus nutrientes, pois são facilmente digeridas.
O poderoso grão possui...
  • A mais rica fonte de ômega 3 e fibra na natureza 
  • 2 vezes mais potássio do que a banana
  • 3 vezes mais ferro do que os espinafres 
  • 6 vezes mais cálcio do que o leite integral 
  • 12 vezes o próprio peso: é o que ela absorve de água 
  • 15 vezes mais magnésio do que os brócolis
Onde encontrar?
É adquirida em qualquer loja de produtos naturais ou em lojas de produtos para animais (estas sementes também são utilizadas como ração de pássaros, mas podem ser perfeitamente consumidas pelos humanos também).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!