sexta-feira, 7 de outubro de 2011

CONVIVER EM REPÚBLICA




   Hoje em dia muitos adolescentes ao buscar um futuro melhor têm que abrir mão de conviver com família para viver em repúblicas com outros estudantes, é ai que a pessoa tem que ter muito jogo de cintura, tanto com a convivência, pois cada um tem seu jeito de ser quanto também no controle com os gastos. Morar sozinho tem sim seu lado bom, pois você acaba saindo do ambiente familiar para conhecer pessoas novas, lugares novos e acaba criando uma cabeça diferente.  Quem opta por cursar uma universidade longe dos pais também ganha uma nova casa. As repúblicas, casas ou apartamentos divididos por estudantes, são opções baratas e práticas de moradia para quem acaba de chegar a uma cidade.
Você chega com a maior alegria porque está livre dos pais e vai conviver com a molecada, mas depois de um tempo percebe que tem que aguentar coisas dos outros que você não vê na sua casa, tipo gente que come e larga o copo e o prato pela casa, bagunça, sujeira. Por essas divergências e pelas contas a pagar no fim do mês, viver em república é, também, uma ótima maneira de amadurecer.  Viver com gente diferente é com certeza o maior aprendizado que alguém pode ter. As responsabilidades também são um ponto positivo. No começo você faz o que quer, na hora que quer, mas aí vê que tem que aliar a liberdade à responsabilidade, e é aí que você começa a crescer.
A partir do momento que o jovem deixa a casa para conviver sozinho, ele passa a ter uma cabeça mais aberta para o mundo, novas responsabilidades vão surgindo, novas paqueras, estudos e se possível até mesmo um emprego, para ajudar nos gastos, mesmo que os pais estejam dando uma ajuda financeiramente.  Um dos grandes problemas que o jovem enfrenta ao sair de casa é com os gastos, que geralmente são mal feitos que acabam comprometendo o orçamento ao final do mês, pois uma festa a mais no mês pode consumir parte do dinheiro destinado às refeições e pagar as contas com atraso pode implicar em multas e como conseqüência menos dinheiro no bolso. É a partir daí que o jovem recorre aos pais pedindo uma grana extra para suprir suas necessidades.

No caso de uma república as divisões das tarefas domésticas devem ser por igual, por exemplo, se você fez a janta nada mais justo do que outra pessoa ir lavando as coisas enquanto você cozinha e depois outra pessoa lave a louça da janta. Assim a organização se torna maior e a tarefa menor.
Mas nem tudo é mil maravilhas, por exemplo, o horário, um dos estudantes tem provas no dia seguinte e outro chega em casa com amigos para uma festinha e liga o som no ultimo volume, bom é nesta hora que precisa haver senso e limite e saber respeitar o espaço do outro. Uma das coisas que também gera intrigas é com a comida, por exemplo, você compra pãezinhos e iogurte para o café da manhã e um colega, que chega com fome de madrugada vai la e come tudo. A solução é você estabelecer a seguinte regra, pode até comer, mas desde que seja reposto novamente.
Com relação à limpeza, é irritante você querer beber água e não ter um copo limpo no armário, porque todos já estão sujos. A solução é simples cada deve lavar o que sujou. Seja organizado com suas coisas pessoais e jamais pegue roupa emprestada sem pedir,nunca use escovas de cabelo, xampu e desodorante do colega. Não faça da república como se fosse apenas a sua casa, levando pessoas que seus amigos não conheçam, tirando a liberdade de todos.
Seguindo essas regras básicas, a convivência será ótima.
Bom esse desabafo serve para entender o quanto é difícil sair da casa dos pais para morar em outra cidade dividindo apartamento com pessoas diferentes...Sei que maioria dos estudantes de nossa sala é de outra cidade assim como eu ( ELYANE ROCHA) por isso quis falar deste tema...
Espero que tenham gostado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!