quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Curiosidades...


Mascar chiclete faz mal ao estômago?
Verdade. Quando em excesso, pode trazer problemas, pois a função de mascar o chiclete estimula o estomago a trabalhar, produzindo suco gástrico com o objetivo de digerir os alimentos. Como não há alimento a ser digerido, esse suco gástrico, extremamente ácido, acaba atacando a mucosa do estômago, podendo provocar gastrites e úlceras.

É verdade que bebidas com gás podem gerar descalcificação óssea?
Mito. Existe a crença de que o gás torna o sangue mais ácido, contribuindo para a dissolução gradual da massa óssea. Na realidade, o que ocorre com a ingestão de bebidas gaseificadas é a fixação do dióxido de carbono pelos glóbulos vermelhos que, sendo transportado para os pulmões, é trocado por oxigênio. A própria digestão dos alimentos gera a maior parte de dióxido de carbono transportado pelo sangue.

Comer sempre os mesmos alimentos sem variar o cardápio pode ser prejudicial à saúde?
Verdade. A ingestão dos mesmos alimentos, sem haver variação, não irá fornecer todos os nutrientes essenciais ao corpo. Cada alimento contém vitaminas e minerais específicos, ao mesmo tempo em que apresenta deficiência de determinados nutrientes, os quais estão presentes em outros alimentos. Por isso, é importante variar.

Comer manga favorece o surgimento da acne?
Mito. A manga é uma excelente fonte de vitaminas (A, C, complexo B), além de possuir fibras essenciais que contribuem para uma pele saudável. Os alimentos que estimulam o aparecimento da acne são os com alto índice glicêmico (doces, frituras, refrigerantes). Eles elevam a taxa de glicose no sangue, causando a liberação de insulina e de outros hormônios que contribuem para o problema, aumentando a produção de sebo (gordura) na pele.

Os vegetais perdem seus nutrientes quando congelados?
Mito. Congelar o alimento o mantém mais próximo do seu estado natural, desta forma, seus nutrientes não se perdem. Além disso, a baixa temperatura impede a ação dos microorganismos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!