terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dia do Nutricionista 31/08

 É comemorado o Dia do Nutricionista, em virtude da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas – ABN, que ocorreu no mesmo dia, no ano de 1949. Essa Associação foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionistas e atualmente, pela Associação Brasileira de Nutrição – ASBRAN. Desde essa data que o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas – CFN/CRN comemora o Dia do Nutricionista com diversas atividades nos Estados.

O nutricionista é um profissional de saúde com formação generalista, humanista e crítica. Está capacitado para atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais. Sua atuação contribui para a melhoria da qualidade de vida e deve ser pautada em princípios éticos, com reflexões sobre a realidade econômica, política, social e cultural do país.

Áreas de atuação

 • Alimentação Coletiva – Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), Alimentação Escolar e Alimentação do Trabalhador.

 • Nutrição Clínica – Hospitais, clínicas em geral, clínicas em hemodiálises, instituições de longa permanência para idosos e spa; ambulatórios; banco de leite humano (BLH); lactários/centrais de terapia nutricional; atendimento domiciliar.

• Saúde Coletiva – Políticas e programas institucionais; atenção básica em saúde; vigilância em saúde.

• Docência – Ensino, pesquisa e extensão (graduação e pós-graduação) e coordenação de cursos.

• Indústria de Alimentos – Desenvolvimento de produtos.

• Nutrição em Esportes – Clubes esportivos; academias e similares.

• Marketing de Alimentos e Nutrição – Divulgar informações e materiais técnico-científicos acerca de produtos ou técnicas reconhecidas.


EU AMO NUTRIÇÃO
Gilzernanda Fernandes
Nutricionista em Treinamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!