quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A triste realidade



 
 
 
Um balanço das operações de combate ao crack na cidade do Rio de Janeiro mostra que cerca de 17% dos usuários recolhidos pela prefeitura nos últimos sete meses são crianças e adolescentes. Desde março deste ano, a SMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) recolheu, ao todo, 2.016 pessoas. Desse total, 348 são menores de idade que desperdiçam a juventude na dura realidade das cracolândias.

Só nas favelas de Manguinhos e do Jacarezinho, na zona norte, a secretaria recolheu 157 crianças e adolescentes nas 12 operações realizadas neste ano. Nos bairros da zona sul e da região central do Rio, 144 menores foram encontrados fumando crack livremente. 
O psicólogo Claudio Reis, que coordena as operações de recolhimento da SMAS, diz que o perfil dos usuários varia de acordo com a área da cracolândia.

- Em geral, as pessoas que consomem crack em Manguinhos e no Jacarezinho são antigos moradores das duas comunidades. Por algum motivo, eles não podem voltar para as favelas e fumam crack no entorno. Já na zona sul e no centro, a maioria dos usuários são moradores dos municípios da Baixada Fluminense, como Belford Roxo, Duque de Caxias e Nova Iguaçu.

 Os menores identificados com alto grau de dependência química são conduzidos para uma das quatro unidades de tratamento obrigatório. Desde maio passado, a Prefeitura do Rio internou, de modo compulsório, 97 crianças e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!