domingo, 17 de março de 2013

Alimentos do bem Ricos em ativos poderosos, eles garantem boa forma e saúde de ferro!


Melhoram o metabolismo, reduzem e previnem o risco de doenças cardíacas, cancêr, envelhecimento e problemas intestinais, fortalecem o organismo e combatem os radicais livres e também os sintomas da menopausa: esses são alguns dos benefícios oferecidos pelos chamados alimentos funcionais.
De acordo com a nutricionista responsável pela empresa Congelados da Sônia, Gabriela Marcelino, apesar de tais alimentos oferecerem todos os tipos de nutrientes como vitaminas, minerais, proteínas, gorduras, carboidratos e fibras, além dos compostos bioativos, responsáveis pela maior parte desses efeitos benéficos, o modo de vida como a prática regular de exercícios físicos é determinante também na boa saúde do indivíduo.
E então, animada com o poder de força desse batalhão de saúde que se encontra na própria cozinha? Acompanhe, então, uma lista sugerida pela Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais, na qual você confere os ativos desses alimentos, suas propriedades e melhores maneiras de consumo:
Probióticos: encontrados em iogurtes e leites fermentados, ajudam no equilíbrio da flora intestinal, impedindo que bactérias se proliferem no intestino.
Consumo: no mínimo três vezes por semana.
Isoflavonas: presente na soja, têm ação estrogênica, o que alivia o calor e cansaço da menopausa e da tensão pré-menstrual.
Consumo: duas col. (sopa) do grão em saladas.
Licopeno: fonte rica no tomate, está relacionado a diminuição do risco de câncer, pois evita os danos dos radicais livres que alteram o DNA das células.
Consumo: ½ xícara (chá) por dia de tomate processado, pois a absorção do licopeno é maior.
Ômega 3: encontrado em peixes como sardinha, salmão, atum e truta, reduz os níveis do colesterol ruim (LDL), além de ter ação anti-inflamatória.
Consumo: dois filés pequenos por semana, assados ou grelhados, nunca fritos ou empanados.
Betacaroteno: comum na abóbora, cenoura, espinafre, couve, damasco, manga e mamão, esta substância é fonte de vitamina A, que protege as células do envelhecimento precoce.
Consumo: três unidades de um dos alimentos acima ou mais por dia na salada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!