quarta-feira, 5 de outubro de 2011

TPM e Alimentação



A TPM (tensão pré-menstrual), conhecida de muitas mulheres, engloba uma variedade de sintomas que antecedem e anunciam a chegada da menstruação, podendo variar desde um aumento do volume das mamas, inchaço, fadiga, dificuldades de digestão, irritabilidade e alterações do ritmo intestinal, até mesmo a uma forma mais grave com características depressivas.

As mulheres sofrem e sempre sofreram com o mal da TPM, porém uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, mostra que esse desconforto generalizado pode estar com seus dias contados, confirmando que a alimentação é decisiva no combate a temida TPM.

Ao longo de dez anos, eles compararam a dieta de 1 968 mulheres assintomáticas (que não sofriam nada às vésperas de menstruar) com a de outras 1 057 típicas vítimas de TPM. E concluíram: a incidência de sintomas foi menor nas que consumiam regularmente leite, queijo, iogurte (fontes de cálcio), além de suco de laranja fortificado com vitamina D (nos Estados Unidos, a bebida muitas vezes é enriquecida com esse nutriente). No Brasil, como os produtos fortificados não são comuns, os peixes podem entrar no lugar deles, fornecendo a vitamina, embora em dosagens menores do que as encontradas nos sucos consumidos pelas americanas.

A pesquisa revela que a ingestão de cálcio equivalente a quatro copos de leite por dia proporciona um risco 30% menor de desenvolver TPM. Sendo que estudos anteriores já apontavam que algumas mulheres com TPM têm deficiência de cálcio e outras apresentam taxas muito altas de substâncias relacionadas ao aproveitamento desse mineral.

Portanto mulheres, vamos nos valer da alimentação, como nossa aliada no combate à famosa TPM!!!
No quadro abaixo, segue algumas dicas resumidas:

Se você se sente... Inclua na dieta...
Ansiedade, irritabilidade, agressividade Vitamina B6 (feijão, carnes magras, batatas, verduras), vitamina E (azeite de oliva, gema de ovo, óleo de soja e girassol), fibras (aveia, maçã, laranja, leguminosas) e triptofano (castanha-do-pará, aveia)
Apetite por doces, fadiga, dor de cabeça Magnésio (folhas verde-escuras, frutos do mar, nozes, amêndoas, castanha, soja e tofu, cereais integrais, damasco, abacate, melão), vitamina B6 (veja alimentos acima), zinco (carnes, fígado, ostras) e vitamina C (laranja, limão, acerola, tomate)
Retenção de líquidos Magnésio, vitamina B6, potássio (água-de-coco, banana, linhaça)
Cãibra, dor nas pernas, cansaço Potássio (banana e batata), cálcio (leite, queijos, feijão)
Depressão Os especialistas acreditam que não se trata de carência de nutrientes. Deve-se investigar uma possível intoxicação pelo metal chumbo.

Deve-se evitar:
- cafeína (café, chá, chocolate, refrigerantes do tipo cola), já que pode aumentar a irritabilidade, o nervosismo e a insônia;
- álcool, pela possibiliade de agir como um depressivo;
- sal, devido a sua capacidade de aumentar a retenção de líquidos e inchaço;
- nicotina, uma vez que ela, além dos outros riscos já conhecidos, pode afetar os sintomas da TPM da mesma maneira que a cafeína.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!