sexta-feira, 8 de junho de 2012

Cuidado com a alimentação na praia

Férias chegando e nada melhor do que curtir uma praia e se resfrescar desse calor, mas cuidado com o que vc come, pois você poderá está colocando em risco a sua saúde.

Os perigos da Praia...
Os micro-organismos mais comuns nos alimentos vendidos na praia são:

Salmonella sp: encontradas principalmente em alimentos de origem animal, maioneses caseiras, pratos à base de ovos;
Sthaphylococcus aureus: presentes normalmente nas mucosas nasais humanas, feridas e alimentos contaminados por manipulação inadequada;
Bacillus cereus: encontradas no solo, em vegetais (especialmente, cereais), tanto em alimentos crus como processados.

Dicas:
• Ao consumir pastéis, churros, acarajés e outros alimentos fritos, observe a cor do óleo ou gordura, que não deve estar escurecida. Evite o consumo se notar excesso de fumaça e cheiro desagradável. Se o óleo estiver sendo utilizado há muito tempo ou em temperaturas muito altas, pode ocorrer formação de substâncias prejudiciais à saúde.

• Alimentos perecíveis, como sanduíches, coxinhas, quibes e empadas não devem ficar expostos ao sol e à temperatura ambiente. Observe se os isopores são limpos, se não há bolor (mofo) e se os alimentos estão bem embalados. Atente-se também à apresentação pessoal do ambulante, que deve ter asseio e evitar manipular diretamente os alimentos.
Caso verifique alguma irregularidade nos estabelecimentos, comunique à vigilância sanitária mais próxima.

Não é proibido alimentar-se na praia desde que se observe todas as condições dos alimentos para evitar problemas.

Os sanduíches naturais, são boas opções. Para beber dá para aproveitar o isopor e levar suco em caixinha. Frutas também são uma boa opção. Levar o lanche preparado em casa é mais recomendável porque a comida que circula nas praias nem sempre é preparada ou conservada nas condições ideais.

Como consequência de uma alimentação sem os devidos cuidados após a ingestão de algum alimento contaminado na praia, pode ocorrer náuseas, dores de cabeça (cefaleia), diarreia, dores abdominais....Idosos e crianças são mais vulnerável para doenças oriundas de comida contaminada. 



Não é proibido alimentar-se na praia desde que se observe todas as condições dos alimentos para evitar problemas. Informação nunca é demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!