quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Cajuina, patrimônio cultural!



Quando cheguei no Piauí, me perguntaram:

Você gosta de cajuina? e eu disse claro adoro! Aí me trouxeram uma garrafinha de vidro com um líquido amarelo. Eu disse essa aqui não é igual a minha não, a minha é São Geraldo...rsrsrs...
Depois fiquei sabendo que essa bebida é muito apreciada pelos piauienses.

A Cajuína é uma bebida típica do nordeste, sem álcool clarificada e esterilizada, preparada a partir do suco de caju, no interior da embalagem, apresentando uma cor amarelo-ambâr resultante da caramelização dos açúcares naturais do suco. Preparada de maneira artesanal, é muito comum nos estados do Ceará e Piauí. Foi inventada em 1900 pelo farmacêutico, cearense por adoção, Rodolfo Teófilo,  que pretendia com ela combater o alcoolismo. Ele a via como um substituto benévolo da cachaça.
A Cajuína, adotada como símbolo cultural da cidade de Teresina é considerada Patrimônio Cultural do Estado do Piauí.
Em média, 200 ml de cajuína tem 62 kcal.
A produção da cajuína é feita através dos seguintes processos:
  • Extração do suco do caju;
  • Filtração;
  • Adição de gelatina (para a retirada da substância que dá a sensação de "travamento" na garganta);
  • Separação dos taninos;
  • Clarificação.
Cajuína 
Existirmos: a que será que se destina?
Pois quando tu me deste a rosa pequenina
Vi que és um homem lindo e que se acaso a sina
Do menino infeliz não se nos ilumina
Tampouco turva-se a lágrima nordestina
Apenas a matéria vida era tão fina
E éramos olharmo-nos intacta retina
A cajuína cristalina em Teresina.

                                                                              Caetano Veloso

Um comentário:

  1. Valha Sonjinha... que engraçado...
    Pra você ver como mudam as coisas de cidade pra cidade.
    Quando cheguei aqui que soube que aqui era "o não sei o quê da cajuína" eu pensei: "e é?" pensei que a cajuína era coisa interior do Ceará. Quando a gente de desloca para o litoral leste é só o que rola.
    Quando surgiu o refrigerante de caju, a gente em Fortaleza chamava de refrigerante de caju ou São Geraldo mesmo. E me lembro como foi engraçado quando fui a Beberibe uns anos depois do lançamento do refrigerante e lá me ofereceram uma "novidade" pra provar: o guaraná-cajú! Eu ri quando vi que era a São Geraldo.
    Mas não conhecia essa de gente conhecer refrigerante de caju por cajuína...
    Pra você ver como as coisas mudam de cidade pra cidade e de geração pra geração

    ResponderExcluir

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!