quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Yacon controla a diabete???

Batata yacon é menos calórica e ajuda a controlar o açúcar no sangue

Pesquisa da Universidade de Campinas mostra os benefícios da batata yacon . Além de ser menos calórica, ela ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue e melhora a imunidade do organismo.

A batata yacon é de origem andina, mas é fácil de encontrar em varejões e supermercados do Brasil. O formato é parecido com o de uma batata doce, mas o gosto é diferente, mais adocicado. Ela é popularmente conhecida como batata diet, porque ao contrário das outras, tem uma substância que ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue e, por isso, faz bem aos diabéticos.

O estudo mostra que a mesma fibra solúvel que ajuda os diabéticos é capaz de fazer com que as bactérias boas do intestino cresçam rapidamente e aumentem a imunidade do organismo. “Esta batata ao ser consumida faz com que o meio intestinal seja mais resistente às doenças inflamatórias locais”, explica Glaucia Pastore, pesquisadora da Unicamp.

Os pesquisadores já sabem que a batata yacon precisa ser consumida todos os dias, mas a quantidade ideal ainda não foi definida. “É interessante ingeri-la in natura, dá uma sensação de saciedade. Também podemos consumi-la batida com suco de fruta, em pães, barrinhas de cereais e como uma farinha.

Para variar o cardápio, a batata yacon pode ir ao forno, sem perde as propriedades. O melhor é que ela pode ser consumida sem peso na consciência. “Ela engorda menos, com certeza, porque não tem o teor de amido, a reserva de energia, que as outras batatas têm”, afirma a pesquisadora.






 

3 comentários:

  1. Já vi pra vender em Fortaleza. Nao lembro o preço, mas lembro que achei meio carinha. Será que aqui em Picos também tem?

    ResponderExcluir
  2. Eu sou visitante assídua da feira de Picos (vida de estudante é assim...) e nunca vi, mas acho q no Carvalho deve ter.

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu sou freqüentadora assídua do Carvalho (rsrsrsrsrs), mas nunca vi. Vou procurar sempre que for, fiquei curiosa :)

    ResponderExcluir

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!