terça-feira, 15 de outubro de 2013

De onde vem os robôs, então?

A palavra robô ou robot tem origem tcheca no termo robota, que significa "trabalho forçado". O termo apareceu pela primeira vez na peça Rossum´s Universal Robots do dramaturgo Karel Čapek em 1921, na qual existia um autômato com forma humana, capaz de fazer tudo para o homem.
 
Um robô é um máquina (dispositivo), eletromecânicos ou biomecânicos capazes de realizar trabalhos de maneira autônoma ou pré-programada. A ciência robótica envolve conhecimentos de mecânica, eletrônica e computação dentre outra áreas como matemática, física, biologia, cognição e ciência do comportamento.
 
Segundo o Wikipédia, os robôs são comumente utilizados na realização de tarefas em locais mal iluminados, ou na realização de tarefas sujas ou perigosas para os seres humanos. Os robôs industriais utilizados nas linhas de produção são a forma mais comum de robôs, uma situação que está mudando recentemente com a popularização dos robôs comerciais limpadores de pisos e cortadores de gramas. Outras aplicações são: tratamento de lixo tóxico, exploração subaquática e espacial, cirurgias, mineração, busca e resgate, e localização de minas terrestres. Os robôs também aparecem nas áreas do entretenimento, artes e tarefas caseiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!