Em condições naturais e ideais de vida, o nosso sistema antioxidante natural do nosso próprio organismo (moléculas que combatem o excesso de radicais livres), pode eliminar os radicais livres com substâncias que conseguem “varrer” esses radicais. Fazendo parte do sistema antioxidante natural do nosso corpo, estão as enzimas. Existem também outros tipos de antioxidantes, como a Vitamina A, Vitamina C e Vitamina E.
Todavia, há condições em que ocorre um desequilíbrio, no qual a balança acaba pendendo para o lado dos radicais livres. As causas são desde uma dieta inadequada, que empobreça o sistema antioxidante, até um aumento na produção de radicais livres.
Vários compostos possuem ação complementar para os antioxidantes naturais, sendo essenciais na proteção contra os radicais livres em excesso. O intestino saudável também é fundamental, pois permite a boa absorção de nutrientes, entre os quais estão os antioxidantes.
As principais substâncias antioxidantes dos alimentos são:
- Vitamina A ou retinol (fígado, cenoura, mamão, laranja);
- Vitamina C ou ácido ascórbico (mamão, brócolis, laranja, acerola, goiaba, limão);
- Vitamina E ou tocoferol (azeite, cereais, verduras);
- Magnésio (cereais integrais, castanhas), zinco , cobre e manganês (castanhas,legumes,grãos integrais), cromo (grãos integrais) e selênio (castanhas);
- Betacaroteno ou pró-vitamina A (da cenoura);
- Licopeno (do tomate, goiaba, mamão, pitanga e melancia);
- Fenólicos (da uva roxa e chás de Camellia Sinensis ( chá verde);
- Resveratrol (da uva roxa).
Os alimentos ricos em antioxidantes, encontram-se em especial nos vegetais, mais um motivo pelo qual as nutricionistas, fazem questão de destacar a importância das frutas, legumes e cereais na saúde e qualidade de vida.
De modo geral, a proteção contra radicais livres se faz evitando o tabagismo, alimentos com aditivos, proteção ambiental (evitar poluição), a obesidade, as gorduras elevadas no sangue, o controle da pressão arterial e do diabetes, alimentação correta, suplementação dietética (somente com prescrição de nutricionista ou médico) e exercícios físicos regulares.
As pessoas devem estar cientes que tais alimentos não são milagrosos, mas devem sim fazer parte de uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!