sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Bom Jesus - Piauí

Bom Jesus é o município onde são registradas as temperaturas mais elevadas do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Os termômetros freqüentemente ultrapassam os 40°C. A máxima foi de 44,7ºC no mês de novembro de 2005, sendo esta a maior temperatura já registrada no Brasil.
Conforme o Censo IBGE 2010 sua população é de 22.632 habitantes
A cidade de Bom Jesus tem passado por um período de rápido crescimento populacional e econômico em função da expansão na área agrícola. Na década de 1990, produtores de soja do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Uruguai e Paraguai começaram a chegar e a cultivar soja no cerrado do Piauí, principalmente em Bom Jesus e Uruçuí. Hoje, aproximadamente 430 mil hectares são cultivados com soja, arroz e algodão nessa região, considerada a última fronteira agrícola do Brasil.
Localizada na região do Vale do Rio Gurguéia, a cidade é muito rica em água subterrânea. Os poços jorrantes (a água sai sem precisar de bombeamento) são abundantes. A precipitação pluviométrica média é de 900 a 1200 milímetros por ano.
 
Atualmente conta com duas universidades: a Universidade Estadual do Piauí - UESPI e a Universidade Federal do Piauí - UFPI. O Campus Professora Cinobelina Elvas da UFPI oferece cinco cursos de graduação: Licenciatura em Biologia, Zootecnia, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e os Mestrados em Solos e Nutrição de Plantas, Fitotecnia e Zootecnia.
Olha que charme!
Confesso que essa foto acima me surpreendeu.

O vídeo abaixo foi matéria veiculada no Globo Rural, que eu assisti na tv, e mostra um pouco do potencial de Bom Jesus para o agronegócio. Lembro que na época houve um pouquinho (pouquinho mesmo) de polêmica entre os internautas no vídeo originalmente postado. Acho que a repercussão foi pouca. Destaque para a fala do governador.



4 comentários:

  1. Q lindo, fiquei impressionada com a foto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. venha morar aqui a essa primeira foto não é de Bom Jesus.

      Excluir
  2. Ô Mônica chata eu ia falar de Bom Jesus tbm, pq mamãe não colocou meu nome começando com A assim eu teria mais opções.. heheheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh :-P (Monica com preguiça de logar no celular com a desinternet da Tim)

      Excluir

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!