quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

HORTALIÇAS



CHEIRO VERDE E CEBOLINHA.

Umas das hortaliças em que eu, juntamente com minhas amigas de curso ,fazemos  todos  os  dias análise parasitológica da mesma, onde se tem notado uma enorme quantidade de parasitos nas verduras analisadas. Cuidado na hora de comer , tem que fazer a higienização correta. Porém além desses problemas citados, essas hortaliças trazem muitos benefícios a saúde da população, quando não apresentam contaminação.

Mais uma vez a sabedoria popular se comprovou. A salsa (ou salsinha), o tempero mais comum da culinária brasileira junto com a cebolinha - formando o cheiro verde - tem, realmente, propriedades medicinais, comprovadas cientificamente. O farmacêutico Douglas Chaves do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) descobriu que a salsa, além de diurética, afina o sangue. É isso mesmo: ela pode combater um dos males mais comuns da Humanidade: as doenças cardiovasculares, que atingem hoje 30% da população em todo o mundo.

Os componentes químicos da salsa agem na circulação. Eles impedem a formação de trombos, coágulos que podem entupir os vasos e causar derrames. Nossas avós estavam certas, com as novas descobertas, a salsinha, que todos conhecemos tão bem, pode virar um grande remédio. “Uma pílula de salsa”, adianta a bioquímica Russolina Zingali, em entrevista ao Globo Repórter – Rede Globo.

A dosagem de salsa que tem efeito medicinal ainda não está determinada, mas acredita-se que um chá deva ser feito com 20 g salsinha para um litro de água ou uma colher de chá para uma xícara. Não se deve fervê-la, apenas deixar em infusão por 15 a 20 minutos. Usá-la normalmente nos alimentos também é benéfico. Ela deve ser acrescentada apenas no final do cozimento, para que não perca as propriedades.

2 comentários:

  1. Essas análises fizeram com que nunca mais preparasse uma salada sem a correta limpeza e higienização. Em restaurantes a gente tenta abstrair rsrsrsrs

    ResponderExcluir

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!