sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Norma que regulamenta vaquejada no Ceará causa revolta nos internautas

Vaquejada é considerada prática esportiva? Para muitos, não.
Ontem, um dia após o Diário Oficial do Estado publicar a Lei Nº 15.299, de 8 de janeiro de 2013, que regulamenta a vaquejada como prática desportiva e cultural do Ceará, foi grande a repercussão nas redes sociais. Alegando que a prática maltrata animais para diversão do público, a maior parte dos internautas se mostrou contrária à aprovação da norma, de autoria do deputado Wellington Landim.
De acordo com a União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), os atos de perseguir e dominar o animal já são considerados maus-tratos.
"Essa nova lei é furada. Muitos políticos estão envolvidos com bandas de forró e usam essa prática para atrair pessoas e ganhar uma grana a mais. Como vão evitar que o animal não tenha sofrimento? Em uma invertida dessas, o animal cai, se machuca, quebra a pata e lá vai sofrimento", questiona, em sua página pessoal do Facebook, o analista de sistemas George Vianna.
Com a regulamentação da lei,
o deputado Wellington Landim explica que se torna mais fácil organizar e conseguir apoio para realização dos eventos. Em todo o Nordeste, só o Estado do Piauí tem a atividade de vaquejada regulamentada.
Com a lei já sancionada, a única coisa a se fazer, conforme explicou Geuza Leitão, presidente da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), é entrar com ação de inconstitucionalidade junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando a retirada da mesma do ordenamento jurídico.

"É absurdo. Perseguir e dominar o animal, tudo isso é maus-tratos. Em uma disputa, os competidores vão à luta para que só um ganhe. Em vaquejada, não existe competição, uma vez que já se sabe quem é o vencido: o boi", denuncia Geuza.
Fonte: Diário do Nordeste



Eu sou contra vaquejadas, rodeios e circo com animais. Não consigo entender o divertimento às custas do sofrimento de um outro ser.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Dizem que o boi ganha no "valeu boi!", mas o boi não está competindo com ninguém e sim amedrontado. Não entendo isso

      Excluir

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!