sábado, 5 de janeiro de 2013



Tomate roxo, a novidade nutritiva

Com a ajuda da ciência, as hortaliças podem dar uma turbinada no valor nutricional da sua dieta. Veja só: na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, em Piracicaba, foi desenvolvida uma variedade de tomate que chama a atenção por ser roxa. A cor está associada à presença de antocianina, um antioxidante que dá as caras na casca da uva. O tipo inédito não deixa de conter licopeno, aquele famoso antioxidante que confere o tom vermelho original ao alimento. Uma grande vantagem é que a produção não é transgênica.

Por enquanto, essa variedade – fruto da engenharia genética – é apenas uma promessa, pelo menos no Brasil. Mas os antenados em nutrição já podem ir se animando com a perspectiva de contar com essa que será uma fonte riquíssima de antocianinas, uma categoria de antioxidantes que pertencem à classe dos flavonóides. Você já deve ter ouvido falar nessas substâncias. Elas ficaram célebres por afastar certos tipos de câncer, doenças cardiovasculares e males degenerativos associados à idade. E há evidências de que tenham ação antiinflamatória, favoreçam a acuidade visual e afastem doenças como obesidade e diabete.

A nutricionista Vanderlí Marchiori, de São Paulo, mostra-se animada com a perspectiva de mais essa fonte de antocianinas entre nós. “Principalmente porque a recomendação de incluirmos na dieta cinco porções de vegetais por dia não é seguida à risca. Então, um alimento tão generoso nesses fitoquímicos pode compensar a deficiência.” E enquanto o tomate roxo não chega? “Desfrute do açaí e da berinjela – que também esbanjam o pigmento poderoso”, responde.



OBS: Vejamos só galera do blog, não encontrei nenhum artigo falando sobre isso, são apenas promessas futuras para a Nutrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!