sábado, 19 de janeiro de 2013


Oeiras-PI



Construída há mais de três séculos, a cidade de Oeiras se desenvolveu ao redor da matriz de Nossa Senhora da Vitória. Inicialmente foi conhecida como Vila da Mocha, por estar localizada às margens do riacho Mocha. Teve seu nome modificado para homenagear o Conde de Oeiras, futuro Marquês de Pombal, o todo poderoso ministro da corte portuguesa do Rei D. José.

A cidade foi designada capital da província do Piauí em 1758 permanecendo como centro das decisões políticas até 1852, quando então a sede do governo foi transferida para Teresina. Depois deste período, a cidade prosperou principalmente com a criação de gado, mas guardou um patrimônio histórico dos mais valiosos, com seus casarões coloniais e monumentos dos séculos 18 e 19 que remontam à colonização do Piauí.

A Semana Santa de Oeiras é a maior festa religiosa do Estado, atraindomilhares de fiéis. A Festa de Bom Jesus dos Passos começa na quinta-feira da Fugida, com a primeira procissão da Semana Santa. A sexta dos Passos é o dia da Procissão dos Passos, a mais rica em símbolos e presença humana. A procissão segue parando nos 5 Passos. Em cada passo se repete o ritual de cantos, queima de incenso e benção de Santo Lenho. Entre as cerimônias religiosas destaca-se ainda a Procissão do Fogaréu, composta somente por homens.

Foto: José Paulo Lacerda


Entre as manifestações populares está o Carnaval e a Festa do Vaqueiro, em maio, com corridas, competições e shows artísticos, além da tradicional Festa Junina.

Uma grande atração na cidade é assistir aos concertos do Grupo Bandolins de Oeiras – tradicional grupo de músicos formado por senhoras da cidade, com quase 30 anos de existência -, que se apresenta em festividades religiosas e culturais, conservando um estilo musical do passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!