quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

PANELAS SAUDÁVEIS


Para uma boa alimentação não basta nos preocuparmos apenas com o tipo de alimento que ingerimos; precisamos nos preocupar também com os utensílios que utilizamos no seu preparo.
Alguns tipos de materiais liberam substâncias tóxicas para o nosso organismo, e quando esses materiais estão presentes nas panelas, essas substâncias vão parar direto no alimento.

Aço inox

Essas panelas contribuem na ingestão de ferro e cromo, nutrientes essenciais. Mas também são fontes de níquel, tóxico ao homem. Mesmo sendo a migração de níquel em baixa quantidade, há pesquisas que não recomendam o material para pessoas sensíveis ao metal.

Alumínio

Pesquisas apontam grandes quantidades do metal em alimentos cozidos em panelas de alumínio. Recomenda-se evitar o uso da esponja de aço para lavá-las e acrescentar o sal só após o cozimento como formas de se diminuir essa contaminação, que está associada ao mal de Alzheimer.

Ferro

Por liberarem significativas quantidades desse mineral, essas panelas são recomendadas em casos de anemia.

T-Fal (Teflon)

Esse material é indicado e dispensa o uso de gordura, mas se a panela começar a descascar e a soltar a crostinha preta, deve-se  substitui-la. Evite arranhar esse tipo de panela, seja com esponjas de aço ou algum utensílio (colheres, faca, etc).


Vidro

Não liberam substâncias químicas na hora do cozimento.

 Carla Kuperszmid, nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!