segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Valioso grão...

A soja verde, ou edamame, possui todos os benefícios da soja comum, só que com algumas vantagens, com o sabor mais adocicado.



Há quem prefira consumir a soja verde como aperitivo. Outros, no entanto, optam por acrescentá-la em sopas e saladas. Seja qual for a escolha, uma coisa é certa: esse tal de edamame - como também é conhecida - enche o corpo de saúde.
O grão é mole ao tato e se parece com a ervilha, no tamanho e na cor. Ao ser comparado a outros vegetais, se destaca: "Contém todos os aminoácidos necessários à alimentação, sendo uma boa fonte de proteínas", explica a nutricionista Marina Munhoz, do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba (PR). E assim como a soja comum, seu valor nutricional é semelhante ao da carne, ovo, leite e derivados, com a vantagem de não desregular o colesterol. É por isso que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda o consumo diário de, no mínimo, 25 gramas de proteína de soja. Colhido antes de amadurecer, em vagens, o alimento está totalmente adaptado às condições climáticas brasileiras e, hoje, é comum encontrá-lo em feiras livres e supermercados.


Sem susto na balança
Acrescentar a soja verde ao cardápio é uma opção pra lá de leve. Em 100 gramas são apenas 120 calorias. Na mesma quantidade, um petisco como o pão de queijo (pequeno), por exemplo, contém quase o triplo desse valor. Segundo a nutricionista Patrícia Ramos, do Hospital Bandeirantes, em São Paulo, outro fator importante que auxilia a manter o peso estacionado é que o grão é rico em potássio, mineral que regula os níveis de sódio do organismo, prevenindo a sensação de inchaço.
Vitaminas a postos!
Tal qual a soja comum, o edamame também é campeão em vitaminas A, B e C. A primeira é boa para a saúde da visão e da pele. "A B1 dá estabilidade ao sistema nervoso, promovendo o equilíbrio mental", lembra Patrícia Ramos. O ácido ascórbico (popular vitamina C) aumenta as defesas do corpo contra doenças. E veja que boa notícia a presença do elemento ácido fítico e saponinas melhora a absorção de ferro, zinco, magnésio e cálcio!

Por Letícia Gonçalves

FONTE: http://www.revistavidanatural.com.br/saude-alimentos/40/artigo181261-1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!