quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

AMERICA LATINA UNIDA CONTRA A OBESIDADE INFANTIL


"Como podemos combater a obesidade infantil?” Essa foi a pergunta tema do Fórum “Legislação, regulações e políticas públicas para deter a obesidade e promover a alimentação saudável entre crianças na América Latina”, que aconteceu entre 25 e 26 de novembro na Cidade do México. 
A ideia do evento, organizado pelo Instituto de Saúde Pública do México e pelo Instituto de Nutrição e Tecnologia de Alimentos do Chile, era “discutir, concordar e recomendar medidas regulatórias” contra a obesidade, além de influenciar reguladores em toda a América Latina.
Os representantes dos países latino-americanos apresentaram seus esforços e resultados obtidos na área da saúde alimentar, assim como mostraram o quadro da obesidade em seus países.

Em conjunto, concluíram que são necessárias leis e políticas públicas para promover a alimentação saudável e frear a epidemia de obesidade infantil e de doenças crônicas não transmissíveis – e elas devem ser maiores que a força da indústria ou o poder do seu lobby. 
Houve um consenso também em relação à necessidade de levar mais informação ao público, de forma a mobilizar a sociedade. “Não há mudança se não houver consenso da opinião pública”, disse Enrique Gil, consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) no México, explicando que existe uma forte pressão da indústria contra essas políticas alimentares e que são poucos os que conhecem de fato a dimensão do problema.

O documento final produzido no Fórum urge a atuação das autoridades públicas e do Estado para garantir o direito a uma alimentação de qualidade, com acesso às informações necessárias para o seu consumo, como forma de combater essa crise na saúde pública. Promover leis que protejam as crianças de publicidades de bebidas açucaradas e alimentos industrializados também é uma prioridade, indo de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

fonte: Instituto Alana
Publicado em 13/12/2012

Um comentário:

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!