quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

CRIANÇA OBESA É MAIS VULNERÁVEL A PROPAGANDAS DE ALIMENTOS!

Crianças obesas são mais facilmente influenciadas pela publicidade de alimentos do que aquelas com peso normal, mostra um estudo feito por americanos e publicado na atual edição da revista "Journal of Pediatrics".

Por meio de exame de ressonância magnética, pesquisadores da Universidade do Missouri, em Kansas City, e do Centro Médico da Universidade do Kansas observaram imagens do fluxo sanguíneo no cérebro de dez crianças obesas e de outras dez com peso saudável na faixa dos 10 aos 14 anos de idade.

Foram apresentados aos participantes 60 logotipos de comida e mais 60 de coisas variadas. Os voluntários acima do peso tiveram maior ativação das regiões cerebrais responsáveis pela recompensa quando viam as marcas de alimentos. Já as crianças saudáveis apresentaram maior atividade das áreas ligadas ao autocontrole.

"Uma das chaves para melhorar a tomada de decisões relacionadas à saúde pode ser encontrada na habilidade de melhorar o autocontrole", disse a principal autora do estudo, Amanda Bruce. Treinar essa capacidade poderia ser, então, uma ação positiva para ter maior sucesso na redução dos índices de obesidade mundiais, que triplicaram nos últimos 30 anos e são atribuídos em parte às propagandas da indústria de alimentos.

Por ano, as empresas americanas gastam mais de R$ 20 bilhões apenas no marketing de comidas e bebidas destinadas ao público infantil. Até 98% dos produtos para crianças anunciados na televisão são ricos em gordura, sódio e/ou açúcar.

fonte: O GLOBO
Publicado em 03/12/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!