quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Crônica: A segmentação da Redes Sociais

Há algum tempo, já venho tratando disso em sala de aula e indicando o caminho para muitos dos meus pupilos. O que está para acontecer no mundo virtual é nada mais que uma ampliação dos horizontes das intimidades dos internautas. E isso, dar-se-á por meio das redes sociais.
Se há alguns anos parecia inverossímel que alguém pudesse querer publicar sua intimidade na rede em um diário, este fato, veio a tona e arrebanhou um mundo de adeptos que se mostram e observam outros e suas intimidades na blogesfera.
Se existe alguém para publicar algo mais picante, com certeza, haverá alguém para ler algo mais picante! E dessa forma, neste compêndio formado por voyeurs e exibicionistas, os temas do blogs foram se ampliando, passando desde as experiências mais banais às experiências sexuais mais íntimas.
Neste universo, nasceu o Twitter, o microblog que naquele momento trazia a inquietante questão: "What are you doing now?" Era difícil imaginar que alguém poderia estar interessado, não mais no que fez, mas sim, no que algum outro alguém, estaria fazendo, exatamente naquele momento. E os adeptos apareceram e  floresceram, numa incrível necessidade de comunicação, nunca dantes vista.
O Orkut e o Facebook trazem à mesa a possibilidade de um mundo criado artificialmente para que as pessoas possam além de se comunicarem, mostrarem aos amigos o que estão fazendo, o que fizeram e o que vão fazer. Essa é a onda virtual, é a conquista de uma sociedade cada vez mais ligada em rede, cada vez mais conectada e curtida.
E aonde iremos? Uma observação mais atenta nos trará a percepção de que o mundo virtual, caminha para uma segmentação em vários níveis, onde cada vez mais as pessoas irão buscar seus semelhantes para engrossar suas tribos dentro desta aldeia global.
E a intimidade não escapará desta teia, de forma alguma! Aguardemos, e vejamos o crescimento deste acesso que irá pontuar o que cada um de nós trazemos de mais íntimo dentro de nós: nossa essência.

@mistersampa

@mistersampa é um grande garoto preso num corpo adulto essencialmente conectado aos movimentos da teia global.

2 comentários:

  1. Esse tema gera um debate muito interessante e quando falo intimidade, não estou me referindo apenas a intimidade sexual, falo das coisas privadas, de cada um, que as pessoas fazem questão de dividir com os outros nas redes sociais. Isso com certeza, é mais um aspecto que mudou e está mudando em nossa vida, com a Tecnologia da Informação.

    ResponderExcluir

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!